Ensino da Bioética na área das Ciências da Saúde no Brasil : estudo da revisão sistemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Antônio Macena de-
Autor(es): dc.creatorGarrafa, Volnei-
Autor(es): dc.creatorCordón Portillo, Jorge Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:14:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:14:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878178-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo conhecer as produções científicas acerca do ensino da bioética na área das Ciências da Saúde no Brasil. Estudo do tipo exploratório, descritivo, utilizou a técnica de revisão sistemática para a coleta dos dados. Realizou-se um levantamento em periódicos científicos nas seguintes bases de dados: Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO), banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Identificaram-se 18 artigos e 12 trabalhos de pós-graduação stricto sensu. Os artigos foram classificados em artigos originais e de revisão. As dissertações e teses foram incluídas nas categorias estudos com ou sem evidências empíricas. Conclui-se que são ainda poucos os trabalhos relacionados ao ensino da Bioética no campo da saúde. Em âmbito nacional, foi identificada apenas uma pesquisa relacionada com a inclusão da disciplina de Bioética na pós-graduação na área da Odontologia. __________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to get to know the scientific productions on the bioethics teaching in the field of Health Sciences in Brazil. Exploratory and descriptive studies have used the systematic revision technique to collect data. A survey has been carried through in scientific periodicals according to the following data: Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Nursing Database (BDENF); Brazilian Bibliography of Dentistry (BBO); the Coordination of Improvement of Higher Education (CAPES) thesis databank; Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of the Brazilian Institute for Information in Science and Technology (IBICT). 18 articles and 12 post-graduation stricto sensu studies have been identified. The articles have been classified as original articles and revision articles. The dissertations and thesis have been included in the categories: studies with or without empirical evidences. The conclusion has been that the studies related to the Bioethics teaching in the field of the health are still few. Nationwide, only one research related to the inclusion of the discipline of bioethics in postgraduate studies has been identified - in the field of Dentistry. ___________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo tiene como objetivo conocer las producciones científicas sobre el enseño de la Bioética en el área de las Ciencias de la Salud en el Brasil. Este es un estudio exploratorio, descriptivo que utilizó la técnica de revisión sistemática para la colección de los datos. Levantamiento efectuado en periódicos científicos en las siguientes bases de datos: Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS); Biblioteca Electrónica Científica Online (SciELO); Base de Datos de Enfermería (BDENF); Bibliografía Brasileña de Odontología (BBO); banco de teses de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior(CAPES) y de la Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones (BDTD) del Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología (IBICT). Fueron identificados 18 artículos y 12 trabajos de pos-graduación stricto sensu. Los artículos fueron clasificados en artículos originales y de revisión. Las disertaciones y las tesis fueron incluidas en las categorías estudios con o sin evidencias empíricas. Se concluyó que, los trabajos relacionados con el enseño de la Bioética en el campo de la salud siguen siendo pocos. A nivel nacional, fue identificada sólo una investigación relacionada la inclusión de la asignatura de Bioética en el posgrado en el área de la Odontología.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsRevista Internacional Interdisciplinar INTERthesis - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/index. Acesso em: 11 set. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectBioética-
Palavras-chave: dc.subjectCiências médicas-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Título: dc.titleEnsino da Bioética na área das Ciências da Saúde no Brasil : estudo da revisão sistemática-
Título: dc.titleBioethics teaching in the field of health sciences in Brazil : study os systematic review-
Título: dc.titleEnseñanza de la bioética en el área de ciências de la salud en Brasil : estudio sistematica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.