O uso da informação educacional na perspectiva dos gestores escolares de estabelecimentos de anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlvares, Lillian Maria Araújo de Rezende-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Maruska Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:14:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:14:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2015-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19223-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19223-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878161-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.-
Descrição: dc.descriptionO contexto deste estudo é o uso da informação para gestão escolar dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal na perspectiva dos seus gestores. Propõe-se verificar efeitos do Ideb e de seus fatores associados na gestão das escolas públicas que oferecem anos iniciais de ensino fundamental do Distrito Federal (DF). Ela se desenvolveu a partir de informações disponíveis pelos órgãos oficiais além de entrevistas com os diretores destas escolas. Para este fim, realizou-se um estudo sobre os modelos de análises utilizados para monitorar e avaliar o sistema educacional e a escola. A partir destes, analisaram-se os principais indicadores sociais educacionais especialmente aqueles relacionados ao Ideb, além do estudo de diversos perfis de usuários deste tipo de informação. A pesquisa foi realizada com gestores escolares selecionados em função da renda per capita das Regiões Administrativas do Distrito Federal e dos resultados obtidos pelo Ideb. A partir destes dados se analisou o resultado do Ideb e seus fatores nestas regiões e a percepção dos gestores sobre a gestão escolar, qual a natureza desta relação. Nessa entrevista buscou-se compreender a opinião do gestor sobre as suas necessidades de informação; as fontes de informação que buscam os dados; a infraestrutura da escola; as condições dos equipamentos, bem como os fatores externos e internos que afetam o desempenho escolar para a sua gestão. O gestor considera que o Ideb apoia a gestão, porém é apenas um parâmetro. É necessário conhecer o que há por trás das nuances da gestão escolar para levantar os fatores associados que possam afetar a qualidade do desempenho escolar.-
Descrição: dc.descriptionThe use of information from the Principals’ perspective is the main objective of this study on primary education school management in the Federal District Public Schools. This research proposes to study effects of Ideb and its associated factors on the Federal District (FD) public schools management offering primary education programs. It was developed based on official information available together with those schools directors. As background information it was carried out studies the analytical models referenced for monitoring and evaluating the educational system and the schools. Afterward, it is analyzed basic socio-educational indicators, mainly, those related to Ideb, besides studying several educational stakeholders profiles. The research was carried out with principals selected crossing per capita income level within Federal District Administrative regions and Ideb results.The directors’ interviews were on a sample basis according to the their school Ideb and associated factors results and the Federal District Administrative Region average per capita income where schools are located. The analysis was carried out focusing on Ideb and its associated factors in each Administrative Region and their schools’ Director perception on their schools management and the nature of the relation with Ideb results. The interview intended to provide information about Directors opinion with respect to their need for information for decision making, mainly, about: source of information; information on school infrastructure; facilities conditions, as well other external and internal factors affecting students’ performance within their school management leadership. From the interviews it is shown that school directors considers Ideb as a tool for management, but only as a reference. It is necessary to learn what underlies the school management in order to raise questions about associated factors that afect the students school performance.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)-
Palavras-chave: dc.subjectUso da informação-
Título: dc.titleO uso da informação educacional na perspectiva dos gestores escolares de estabelecimentos de anos iniciais do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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