
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:14:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:14:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23391 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878158 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo discute a importância de compreender melhor os efeitos adversos das mídias sociais e do uso da internet na cognição e saúde humana a partir da ideia de que as tecnologias transcendem a relação sujeito-objeto e modificam a estrutura de conhecimento. Identifica o uso das mídias sociais nas unidades de informação, as quais são usadas predominantemente para promoção dos serviços e produtos, e ainda pouco usada para o ensino-aprendizagem, em especial para o letramento informacional. Conclui argumentando sobre a importância do papel proativo dos bibliotecários no processo formativo dos usuários para o letramento informacional, o que inclui saber usar efetivamente e de maneira crítica as mídias sociais. | - |
| Descrição: dc.description | This article discusses the importance of understanding the adverse effects of social media and Internet use on cognition and human health. It originates from the idea that technologies transcend the subject-object relation-ship and modify the structure of knowledge. It also iden-tifies the use of social media in libraries, which are used predominantly for pro-motion of services and products, and still less used for teaching and learning, especially for the information literacy. It concludes by arguing about the importance of proactive role of librarians in the formative process of the users to the information lit-eracy, which includes knowing how to use effectively and critically social media. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Publicador: dc.publisher | the PostGraduate Program in Information Science - UNESP / Marilia | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Brazilian Journal of Information Science: Research Trends - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License(Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0)). Fonte: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5929/4139. Acesso em: 25 abr. 2017. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
| Título: dc.title | Internet, mídias sociais e as unidades de informação : foco no ensino-aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Internet, social media and the units of information : focus on teaching and learning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: