
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mueller, Suzana Pinheiro Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:14:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:14:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1438 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878100 | - |
| Descrição: dc.description | O uso dos termos profissões da informação e profissionais da informação se tornou comum nas últimas décadas na literatura especializada, refletindo a compreensão de que, na realidade atual, os serviços de informação apresentam enorme complexidade, demandando mais que o trabalho isolado de qualquer profissão. Entretanto, o entendimento do significado exato dos termos não é claro em relação aos profissionais, trabalhos ou serviços a que se referem. Certamente há um consenso de que certas características mínimas são comuns a todos os chamados pro- Profissionais da Informação: o espaço de trabalho - Sofia Galvão Baptista e Suzana Pinheiro Machado Mueller (orgs.) fissionais da informação, o que permite o uso da designação em diversos contextos, mas o entendimento parece depender de quem usa o termo e da audiência à qual se dirige. Em geral, parece haver consenso que entre os profissionais incluídos estão os bibliotecários, os arquivistas e os mestres e doutores formados nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação. A literatura e a observação da realidade atual do mercado de trabalho mostram que os chamados profissionais da informação vêm passando por modificações no seu perfil e nas suas tarefas profissionais. Nos estudos que investigam a questão, o foco de atenção dos autores está centrado, em geral, no conceito de informação e suas implicações nas atividades profissionais e na questão da formação profissional. No entanto, o assunto implica também no entendimento dos conceitos de profissão e profissionais nas sociedades atuais. Há várias abordagens teóricas para o estudo das profissões. Este texto pretende defender a escolha da visão proposta por Abbott (1988) sobre outras abordagens sociológicas que também estudam o tema, por entender que esse autor oferece um ângulo privilegiado para entender o processo de formação desse grupo profissional. Com base no modelo proposto por Abbott, o texto pretende levantar algumas questões sobre a emergência e evolução dos profissionais da informação no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profissional da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profissão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
| Título: dc.title | Uma profissão em evolução : profissionais da informação sob a ótica de Abbott - proposta de estudo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: