Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão | - |
Autor(es): dc.creator | Frossard, Everson Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:14:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:14:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1998-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1998-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6603 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878095 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 1998. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como ponto de partida a problematização do '"Clichê" - "Escola, risonha e franca" tantas vezes mesmerizado ou reproduzido parafrasticamente em diferentes espaços discursivos. Tendo Brasília como cenário principal, o estudo tem como suportes empíricos fontes plurais trabalhadas em sintonia com a Linha de Pesquisa: História - Discurso, Imaginário e Cotidiano. Pós- Graduação em História/UnB. Assim, modulações do cotidiano da instituição escolar são consideradas em temporalidades que abarcam os primórdios da capital da República, os tempos de ditadura e o tempo presente. Ao longo de 3 capítulos, subcorpora constituídos de falas de atores sociais (professores e estudantes), discurso midiático em gênero distintos e uma breve incursão na "retórica das imagens", subsidiaram o pretendido acompanhamento entre falas e condições peculiares de sua emergência. Consideradas como "imagens caleidoscópicas" as representações trabalhadas são pontuadas, ao final, por um posicionamento do pesquisador quanto às transformações do cenário vigente. Para tanto, o imaginário radical tem, sem dúvida, um inestimável papel. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This work has it's starting point centered around the problemizing of the clichê "The School, Cheerful and Sincere", so many times mesmerized or paraphrastically reproduced within different discoursive spatia. Brasília is the main scenery for the study, and empiricai support comes from plural sources developed in tune with the recearch line: "History - Discourse, Imaginary and Quotidian", within the Post Graduate Program of the Faculty of History of the University of Brasília. The modulations of the quotidian detected in the "school" as an institution are considered within temporalities that encompass: the early days of the Capital of the Republic, the epoch of the dicatorship government, and present times. Through three chapters, subcorpora constituted by speeches of social actors (teachers and pupils), mediatic discourses in different genera and also a brief incursion within the "rethoric of the images", establish subsidies for the aspired" sense accompaniaments" , based on the relationship between the speeches and the peculiar conditions of their emergency. Considered as "kaleidoscopical images",there presentations that were object of study are punctuated in the last part by aposture of the researcher ,inface to the changes of the current scenery. For such, the concept of “radical imaginary" has undoubtely a invaluablel role. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) - história | - |
Título: dc.title | Escola : "risonha e franca? " : "representações douradas", "representações de chumbo" e configuração atual no cotidiano brasiliense(1960-1990) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: