Pedagogias do desejo : erotismo, violência e construção da sexualidade feminina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSwain, Tania Navarro-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Amanda Presotti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:14:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:14:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878073-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2006.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho dedica-se à análise de textos literários eróticos produzidos por mulheres em 1982 e 2003. A partir da leitura e seleção de superfícies discursivas de seis contos (A pele em cinco atos, de Josimey Costa; Mulher sentada na areia, de Renata Pallotini; A chave na fechadura, de Cecília Prada; A mulher de ouro, de Myriam Campello; A nuca, de Daniela Versiani e Modelo vivo, de Sônia Peçanha) levantei matrizes de inteligibilidade que eram particularmente expressivas no que diz respeito às representações sociais e auto-representações das mulheres e da sexualidade feminina, objeto desse estudo. Por meio dessas matrizes foi possível entrever as estratégias discursivas de manutenção da hierarquização/naturalização das relações entre os gêneros e da violência, bem como as táticas de resistência utilizadas por tais escritoras para questionar a condição feminina na sociedade brasileira contemporânea e a manutenção do sistema patriarcal. A multiplicidade de posturas, valores, representações, e comportamentos que tais mulheres apresentam indica o questionamento das normas e valores sociais. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis work provides an analysis of erotic literary texts written by women in 1982 and 2003. From the reading and selection of discursive surfaces of six short stories (A pele em cinco atos, by Josimey Costa; Mulher sentada na areia, by Renata Pallotini; A chave na fechadura, by Cecília Prada; A mulher de ouro, by Myriam Campello; A nuca, by Daniela Versiani e Modelo vivo, by Sônia Peçanha) I have collected matrixes of intelligibility, which were particularly expressive in relation to the social representations and selfrepresentations of women and the female sexuality, object of this study. By collecting these matrixes it was possible to have a glimpse of the discursive strategies used to keep up the violence and the hierarchy in the gender relations and its “natural” aspect, as well as the strategies of resistance deployed by these writers to question women’s condition within contemporary Brazilian society and the patriarchal system. The multitude of attitudes, values, representations, and behaviours expressed by these women indicate the questioning of social rules and values.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de História (ICH HIS)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectErotismo-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura erótica-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - história e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectViolência-
Título: dc.titlePedagogias do desejo : erotismo, violência e construção da sexualidade feminina-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.