Ensino Médio : experiências curriculares inovadoras e suas repercussões no ensino de Língua Portuguesa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Lívia Freitas Fonseca-
Autor(es): dc.creatorRomeiro, Ana Cristina Vieira Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:14:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:14:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/34745-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/878002-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa de mestrado foi desenvolvida na linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e no âmbito do Grupo de Pesquisa “Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas”. Visou a investigar o contexto da prática pedagógica de experiências curriculares inovadoras de professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio em instituições públicas de ensino no Distrito Federal, considerando-se o caráter complexo, dinâmico e multidimensional da inovação. A partir desse cenário, a pesquisa intencionou identificar como a inovação se relaciona e tem sido pensada e materializada nos currículos em ação (SACRISTÁN, 2000) desses docentes. Assim, teve o objetivo geral compreender a dinâmica de experiências curriculares inovadoras da prática pedagógica desses docentes. Tendo como base a revisão de literatura pertinente ao tema, foram analisadas e discutidas diversas concepções teóricas acerca da temática. O estudo abordou as interfaces entre o Ensino Médio no Distrito Federal, o ensino de Língua Portuguesa e a inovação curricular, desdobrando esses eixos centrais em objetivos específicos: identificar professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Médio cuja prática pedagógica foi reconhecida pela Unidade Regional de Educação Básica (UNIEB) e por seus pares como experiência inovadora; investigar junto a esses professores quais referenciais teóricos e metodológicos mobilizam para exercerem práticas pedagógicas inovadoras; determinar quais concepções esses docentes tinham sobre o tema. Foram selecionados os eixos teóricos: o Ensino Médio no Distrito Federal; o ensino de Língua Portuguesa; a inovação; o currículo. A metodologia possui abordagem qualitativa, cujo caminho metodológico teve a análise documental e a entrevista narrativa como base para a pesquisa, sob a perspectiva da teoria crítica do currículo (SILVA, 2011). As entrevistas foram classificadas e interpretadas segundo uma adaptação à análise temática de conteúdo desenvolvida por Bardin (1977). Suas conclusões foram no sentido de que o vultoso currículo obrigatório (Currículo em Movimento) adotado nas escolas públicas é um desestímulo à inovação pedagógica e curricular e seu excesso de conteúdos e o estreitamento curricular (FREITAS, 2012) são inibidores à quebra de paradigmas. Por outro lado, sugestões dos professores inovadores a fim de driblar tamanha problemática foram feitas, assim como uma breve análise do ciclo de vida profissional (Huberman, 2007) desses docentes.-
Descrição: dc.descriptionThis master’s degree research was developed at line of investigation Profissão Docente, Currículo e Avaliação, from the Post Graduation Program at the Brasíla University’s Faculty of Education and within the Research Group “Curriculum: Theoretical Concepts and Educational Practices”. The aim of this study was to gather information about the context of innovative experience from high school’s Portuguese teachers working in public institutions of education in Distrito Federal, considering the innovation’s complex, dynamic and multidimensional nature. From this scenario, the research aimed at identifying how innovation relates and has been thought and materialized at these teacher’s in action curriculum (SACRISTÁN, 2000). Thereby, its main goal was to comprehend these teacher’s innovation practice. Based on the proposed theme’s revision of literature, many theoretical concepts related to this topic were analysed and discussed. This study also addressed the interfaces between secondary school in Distrito Federal, teaching of Portuguese and the curricular innovation, unfolding these axes in specific goals: identify Portuguese teachers who works in high school and whose pedagogical practice has been recognized by UNIEB and its pairs as innovative experience; investigate which theoretical and methodological standards these teachers mobilize; determine which conceptions innovative teachers had about the theme. The theoretical axes for this study were: high school in Distrito Federal; teaching of Portuguese; innovation; the curriculum. The methodology had qualitative approach, which methodological path used documentary analysis and narrative interviews as a base for the research, under the curriculum critical theory’s perspectives (SILVA, 2011). The interviews were assigned and interpreted according to Bardin’s (1977) thematic analysis of content’s adaptation. Its conclusions seemed to demonstrate that the Currículo em Movimento is a disincentive to pedagogical and curricular innovation and its excess of contents and curricular narrowing (FREITAS, 2012) are inhibitors to the paradigma breakdown. On the other side, suggestions of innovative teachers in order to overcome the problem were made, as well as a brief analysis of the professional life cycle (HUBERMAN, 2007) of them.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - métodos de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo educacional-
Título: dc.titleEnsino Médio : experiências curriculares inovadoras e suas repercussões no ensino de Língua Portuguesa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.