Direitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorChagas, Julia Chamusca-
Autor(es): dc.creatorPedroza, Regina Lúcia Sucupira-
Autor(es): dc.creatorBranco, Angela Uchoa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:14:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:14:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2012-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/28502-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877983-
Descrição: dc.descriptionA educação em/para os Direitos Humanos demanda a discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade do ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização político-administrativa. Nesta pesquisa utilizamos o conhecimento adquirido por uma experiência de atuação em psicologia escolar em uma instituição de Educação Infantil de Brasília que é uma associação de pais, professores e funcionários. O objetivo foi discutir como o psicólogo escolar participava da implementação da noção de democracia no cotidiano da escola e auxiliava a construção da coerência entre o projeto político pedagógico e as práticas educacionais voltadas para a criança. A análise dessa experiência mostrou a importância da psicologia na construção de uma educação para a democracia que trabalhe junto aos educandos não apenas o conhecimento de seus direitos, mas a aprendizagem e o desenvolvimento de práticas cidadãs.-
Descrição: dc.descriptionThe issue of Human Rights education demands a discussion about the role of the school in developing student citizenship. This process should consider the need for the ideal of democracy to be in every level of the school context; from the pedagogical proposal to its administrative and political organization. In this research we used the knowledge obtained through an experience with school psychology at a children's education institution in Brasília that is an association of parents, teachers and employees. The goal is to discuss how the school psychologist participated in implementing the notion of democracy into the school's routine, helped building coherence between the political and pedagogical project, in addition to the educational practices involving the children. The analysis showed how important psychology is in developing a democratic education that focuses not only on teaching the students their rights, but also on learning and developing practices of citizenship.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsEstudos de Psicologia (Natal) - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2012000100009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Título: dc.titleDireitos humanos e democracia na educação infantil : atuação do psicólogo escolar em uma associação pró-educação-
Título: dc.titleHuman rights and democracy in children's education : the role of the school psychologist at a pro-education association-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.