
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Laranjeiras, Cássio Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Portela, Sebastião Ivaldo Carneiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:14:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:14:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2256 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877947 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2006. | - |
| Descrição: dc.description | O papel desempenhado pela História da Ciência no ensino de ciências tem sido objeto de inúmeras discussões. Ainda que não representem consensos elas têm fornecido elementos que vêm norteando a utilização da história da ciência no ensino. O objetivo deste trabalho é trazer a baila essa discussão, assumindo um posicionamento acerca do papel da história da ciência no ensino de ciências, considerando a sua função constituinte do conhecimento científico e, portanto, necessária à formação de uma cultura científica, preconizada como essencial na formação básica do cidadão. Nessa direção, propomos uma estratégia didático-pedagógica baseada no uso de casos históricos, onde o ensino de ciências deve contemplar explicitamente, além de aspectos conceituais, aqueles referentes à natureza da ciência, rompendo dessa forma a perspectiva caricatural e, portanto, deformada, de um ensino de ciências baseado na mera transmissão dos produtos desse conhecimento. O estudo de casos históricos surge aqui, portanto, como estratégia de articulação da dimensão cultural da ciência na sala de aula. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The role of history of science in science education in the elementary level has caused many points of view. Even though there is no consensus on the matter, these points of view have oriented the use of science in education. The purpose of this presentation is to bring up this discussion assuming a position about the role of history of science in science education, considering its constitutive function in science knowledge and therefore its importance in the formation of a scientific culture, considered essential in the elementary and high school levels. Thus, we propose a didactic-pedagogical strategy, based on the use of historic cases where science education must explicitly take into account, besides the conceptual aspects, those referred to the nature of science, thus breaking the cartoon image of a science education based only on the transmission of the products of that knowledge. The study cases are used as a strategy for articulating the cultural dimension of science in the class room. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências - estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência - história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento científico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura científica | - |
| Título: dc.title | O uso de casos históricos no ensino de física : um exemplo em torno da temática do horror da natureza ao vácuo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: