
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Weller, Wivian | - |
| Autor(es): dc.creator | Otte, Janete | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:14:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:14:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2009-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2146 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877922 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa busca investigar a trajetória da mulher na gestão de instituições públicas federais, voltadas ao ensino profissionalizante, focalizando-a nos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), apontando o quadro atual de participação de mulheres na gestão dos CEFETs e investigando, com maior profundidade, as características das instituições que atualmente apresentam mulheres ocupando cargos de direção (Diretoria Geral, Diretoria de Unidade Sede ou UNED). Identificou-se o crescimento, embora pequeno, das mulheres em cargos de gestão educacional. Foi analisado o histórico dos CEFET’s na educação profissional do país, estabelecendo breves relações com a evolução da participação das mulheres nos mais diversos cenários nacionais. E, na continuação, procurou-se conhecer as trajetórias de algumas mulheres, analisando os diversos aspectos (obstáculos, conquistas, derrotas) que envolvem a relação “ser mulher/gestora”, abrangendo as percepções dos sujeitos pesquisados. Durante a pesquisa de campo, foram realizadas entrevistas com diretoras das mais diversas localidades do Brasil sempre com o intuito de conhecer suas trajetórias, suas dificuldades em administrar suas vidas como mulheres, mães, esposas e profissionais, bem como suas alegrias em conquistar cada vitória. Outro aspecto evidenciado foram as dificuldades de aceitação e/ou discriminação, muitas vezes bem disfarçadas, no dia-a-dia dessas mulheres, desde a escolha de suas profissões até a chegada ao cargo de gestora nessas Instituições, registrando seus modos de agir e suas maneiras de encarar cada situação no mundo do trabalho. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
| Descrição: dc.description | The present research aims at investigating the paths of women in management positions of public federal institutions which offer vocational education. It focuses on the Federal Centers for Technological Education (CEFETs), featuring the current participation of women in the management staff at the CEFETs. It investigates more intensely the characteristics of the institutions that reveal women in the position of educational management, such as presidents or chancellors. We have identified the growth, even if in a small scale, of women occupying management positions. The research initially analyses CEFET’s history in the vocational education of the country, establishing brief relations with the evolution of women’s participation in different national settings. This work also explores the paths of women by analysing different aspects (obstacles, challenges, losses) which involve the interrrelation of “being a woman/manager”, comprising the perceptions of the interviewed subjects. During the research, interviews were conducted with presidents/deans with the objective of recognizing their paths, their difficulties in adminstrating their lives as women, mothers, wives and professionals, as well as their joys in achieving triumphs. One other aspect which became evident was the difficulty of acceptance and/or prejudice, many times very much dissimulated in the daily lives of these women, from the choice of their professions to the times of fulfilling management positions in these institutions, indicating their own working styles and perceptions of how to cope with each situation in the working environment. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - emprego | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional | - |
| Título: dc.title | Trajetória de mulheres na gestão de instituições públicas profissionalizantes : um olhar sobre os Centros Federais de Educação Tecnológica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: