Literatura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Danglei de Castro-
Autor(es): dc.creatorVieira, Gabriel Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:14:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:14:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877908-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.-
Descrição: dc.descriptionDiante dos reveses ligados ao ensino e à educação no Brasil, o presente trabalho busca refletir e dialogar sobre aspectos teóricos e metodológicos referentes ao ensino de literatura. Portanto, esta pesquisa trata de verificar, analisar e discutir a situação do ensino de literatura na Educação Básica. Partindo da concepção de que a literatura é fundamental no processo de formação integral do indivíduo e considerando seu papel humanizador na escola, a investigação passa pela discussão sobre a formação do perfil de leitores literários nas escolas brasileiras e sobre como esses leitores, alunos e professores, entram em contato com a diversidade literária na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, quando se pensa em questões ligadas ao ensino, à leitura literária na escola e sobre o que dizem os documentos oficiais orientadores do ensino; e, ao mesmo tempo, uma pesquisa de campo, realizada no intuito de aferir a concordância entre o que dizem as instruções normativas, os especialistas da área do ensino de literatura e o que de fato ocorre na sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionIn the face of setbacks related to teaching and education in Brazil, the present work seeks to reflect upon and discuss theoretical and methodological aspects concerning literature teaching. Therefore, this research aims to verify, analyze, and discuss the situation of literature teaching in early childhood, primary, and secondary education. Starting from the belief that literature is fundamental in the holistic development process of individuals and considering its humanizing role in schools, the investigation will delve into the discussion regarding the development of the profile of literary readers in Brazilian schools and how these readers, students, and teachers, engage with literary diversity during early childhood, primary, and secondary education. This is a bibliographic research, when considering issues related to teaching, literary reading in schools, and what official educational guidelines say; at the same time, it is a field research, carried out in order to assess the alignment between what normative instructions and literature teaching experts say, and what actually takes place in the classroom.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor - formação-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Título: dc.titleLiteratura em sala de aula: reflexões sobre o ensino de Literatura na Educação Básica.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.