Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Baptista, Ana Alice | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Sely Maria de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Kuramoto, Hélio | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Eloy | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:13:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:13:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/635 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/635 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5007/1518-2924.2007v12nesp1p1 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877837 | - |
Descrição: dc.description | Discute a questão do Acesso Livre1 ao conhecimento científico, abordando, de maneira sucinta, seus impactos na pesquisa. Discorre sobre algumas das principais questões relacionadas ao uso de tecnologias da informação na comunicação científica, com ênfase em questões recentes, como o auto-arquivamento de trabalhos científicos em repositórios (via verde) e os periódicos científicos eletrônicos de Acesso Livre (via dourada). Tais questões são focadas simultaneamente como uma reação dos pesquisadores ao modelo de negócios vigente nas editoras científicas comerciais e uma conscientização do grande aumento de impacto dos documentos disponibilizados em Acesso Livre. Acrescenta a essa discussão informação sobre as políticas institucionais necessárias à implementação plena do Acesso Livre. Trata das principais tecnologias que suportam o Acesso Livre, tais como sistemas de gestão de repositórios e de revistas científicas que obedecem às especificações OAI. Além disso, discute perspectivas futuras que deverão nortear as políticas, a tomada de decisões e as ações por parte das instituições acadêmicas e governamentais que garantam o Acesso Livre, particularmente nos países lusófonos. | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses Open Access to scientific knowledge and its impacts on research. It overviews some of the major issues regarding the use of information technologies in scholarly communication activities, highlighting recent issues such as repository selfarchiving (green road) and Open Access journals (golden road). Such issues are focused both as a reaction of researchers to the current business models of commercial scholarly publishers and as an awareness of the increasingly impact of documents available in Open Access. It adds to this discussion information about the necessary policies to fully implement Open Access. Authors describe the main technology facilities that support Open Access, such as OAI compliant Repositories and Journal Management systems. Moreover, future perspectives that should guide academic and government policies, decisions and actions that can assure Open Access, particularly in Portuguese Speaking Countries, are discussed. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso aberto à informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivo aberto | - |
Título: dc.title | Comunicação científica : o papel da Open Archives Initiative no contexto do acesso livre | - |
Título: dc.title | Scholarly communication : the role of OAI in the context of open access | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: