A tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFávero, Maria Helena-
Autor(es): dc.creatorMachado, Conceição de Maria Couto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:13:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:13:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-07-
Data de envio: dc.date.issued2003-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26054-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877836-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho descrevemos as fases de um procedimento de intervenção com professores de inglês de adultos, 2 homens e 2 mulheres, com média de 27 anos de idade. Identificamos as concepções dos sujeitos sobre o adulto e o processo de aquisição de uma língua estrangeira, sobre desenvolvimento e conhecimento, por meio de sessões de interação, com os objetivos de viabilizar as trocas verbais sobre o Desenvolvimento Psicológico Adulto, analisar os atos da fala e identificar e discutir as concepções e teorias que fundamentam o discurso dos sujeitos. Observamos as aulas e discutimos a prática de um dos sujeitos. Os resultados indicam a tomada de consciência sobre as implicações do Desenvolvimento Psicológico Adulto e a implicação para a prática de ensino; mudança na concepção sobre o desenvolvimento adulto; a identificação de um método de análise de intervenções feitas pelo psicólogo escolar e a identificação e a caracterização do papel deste profissional.-
Descrição: dc.descriptionThis study describes the stages in an intervention procedure with English teachers of adult students- 2 male and 2 female, with an avarage age of 27. The subjects' conceptions of adult students and process of foreign language acquisition, development and knowledge were identified. Interaction sessions were held aiming to enable verbal exchanges concerning adult psychological development, analyse the speech acts and discuss the conceptions and theories behind subjects' discourse. During the second intervention, the teaching practice of one of the the subjects was observed and discussed. The results indicate consciousness taking of the implications of adult psychological development for teaching practice; the identification of a method for analysing interventions developed by school psychologists and the identification and caracterization of this professional's role.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPsicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 jan. 2021.-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de consciência-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento psicológico-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAtos de fala (Linguística)-
Título: dc.titleA tomada de consciência e a prática de ensino : uma questão para a psicologia escolar-
Título: dc.titleConsciousness taking and the teaching practice : an issue to be considered by school psychology-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.