Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Macedo, Murillo de Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:13:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:13:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37928 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877793 | - |
Descrição: dc.description | Analisa a influência do letramento informacional na aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de pesquisa quase experimental, realizada com dois grupos de aprendizes da disciplina Ensino Religioso em colégio católico confessional, na cidade de Brasília-DF. Para tanto, os estudantes tiveram os conhecimentos prévios identificados, posteriormente, o grupo quase experimental teve orientações e acesso ao guia básico de letramento informacional e, por fim, após propor a resolução de um problema aos grupos, foi possível comparar os níveis de aprendizagem obtidos entre eles. O estudo utilizou a metodologia de métodos mistos, com aplicação da pesquisa-ação prática combinada ao desenho quase experimental. As técnicas de pesquisa empregadas foram o questionário, a observação participativa e os mapas conceituais, complementados com relatórios, avaliação e entrevista não estruturada. Os resultados revelaram avanço pouco significativo no desempenho acadêmico do grupo quase experimental, demonstraram também que os estudantes da educação básica ainda não possuem as competências do letramento informacional que deveriam dominar, mas sinalizaram mudanças importantes na aprendizagem dos estudantes, em especial, nos aspectos atitudinais. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) - ISSN 1983-5213 - Uma publicação da Universidade de Brasília - UnB - Todos os trabalhos publicados aqui estão sob Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. (CC BY). Fonte: https://www.periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/7707. Acesso em: 01 jun. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Título: dc.title | A influência do letramento informacional na aprendizagem de estudantes na educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: