Avaliação da implementação dos veículos elétricos na matriz energética brasileira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Reinaldo Crispiniano-
Autor(es): dc.creatorSoeira, Nathalia Cristina Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:13:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:13:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48313-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877681-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.-
Descrição: dc.descriptionOs veículos elétricos (VE) já são amplamente comercializados em todos os países e diversos estudos salientam a importância da introdução desses automóveis e de como eles podem ajudar os países a cumprirem o Acordo de Paris, assinado em 2015 cujo objetivo é reduzir os gases de efeito estufa para tentar controlar a temperatura do planeta. Circulam no Senado Brasileiro os Projetos de Lei 304/17 e 454/17 que tem por objetivo determinar a circulação e a venda dos veículos a combustão interna com prazos definidos a partir de 2030. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar se o Brasil cumprirá o que está proposto nos Projetos de Lei, se aprovados. Para tal, utilizou-se da metodologia ARIMA para fazer uma previsão com base nos números dos BEV (Battery Electric Vehicle) e da geração de eletricidade no Brasil, assim como da correlação de Pearson para analisar se os crescimentos dos veículos elétricos estão relacionados com o aumento da energia solar fotovoltaica residencial. Os softwares Microsoft Excel, Eviews e R foram utilizados para encontrar estatísticas descritivas, correlações e as previsões para os 3 cenários. Este estudo contribuiu para o conhecimento existente sobre os VEs no Brasil, suas possibilidades, oportunidades econômicas e ambientais. Os resultados dos cenários base e cenário 1 mostram que o Brasil poderá cumprir o que está nos Projetos de Lei, em contrapartida os cenários 2 e 3 sugerem que em até 2060 o Brasil terá dificuldade em cumprir o proposto pelos Projetos de Leis. Partindo desse pensamento, torna-se essencial a criação de legislação específica para a área de eletromobilidade tendo um olhar no percurso com metas e objetivos claros e definidos para fortalecer de forma saudável a eletromobilidade no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionElectric vehicles (EV) are already widely sold in all countries and several studies highlight the importance of introducing these cars and how they can help countries to comply with the Paris Agreement, signed in 2015, whose objective is to reduce greenhouse gases to try to control the temperature of the planet. Bills 304/17 and 454/17 are circulating in the Brazilian Senate, which aim to determine the circulation and sale of internal combustion vehicles with deadlines defined from 2030. The objective of this research was to identify and analyze whether Brazil will comply what is proposed in the Bills, if approved. For this, the ARIMA methodology was used to make a forecast based on the numbers of BEV (Battery Electric Vehicle) and electricity generation in Brazil, as well as the Pearson correlation to analyze whether the growth of electric vehicles is related to the increase in residential photovoltaic solar energy. Microsoft Excel, Eviews, and R software were used to find descriptive statistics, correlations, and predictions for the 3 scenarios. This study contributed to the existing knowledge about EVs in Brazil, its possibilities, economic and environmental opportunities. The results of the base scenarios and scenario 1 show that Brazil will be able to comply with what is in the Bills, on the other hand scenarios 2 and 3 suggest that by 2060 Brazil will have difficulty complying with what is proposed by the Bills. Based on this thought, it is essential to create specific legislation for the electromobility area, looking at the path with clear and defined goals and objectives to strengthen electromobility in Brazil.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Tecnologia (FT)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Transportes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectVeículos elétricos-
Palavras-chave: dc.subjectMatriz energética-
Palavras-chave: dc.subjectAcordo de Paris-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Título: dc.titleAvaliação da implementação dos veículos elétricos na matriz energética brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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