Uma interpretação do poema de Parmênides a partir da filosofia itálica e da tradição mítica arcaica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCornelli, Gabriele-
Autor(es): dc.creatorCosta, Thiago Rodrigo de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:13:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:13:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13938-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877676-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2013.-
Descrição: dc.descriptionO coração desta dissertação consiste na defesa de que o discurso sobre o eón de Parmênides (sua ontologia) fora construído a partir das reflexões anteriores (i) sobre o theós (a teologia de Homero, de Hesíodo, de Pitágoras e de Xenófanes) e (ii) sobre a natureza (a física dos primeiros filósofos). Defendemos que Parmênides dividiu a sua reflexão sobre a realidade em dois domínios discursivos: o domínio lógico, abstrato e dedutivo do lógos; e o domínio especulativo, empírico e indutivo da dóxa. E defendemos que estes domínios coincidem com os domínios cosmológicos da sua theá que buscaremos mostrar ser Theía, a Visão, quais sejam: o domínio da contemplação e o domínio da observação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe core of this dissertation consists on the defense that the discourse on the Eon of Parmenides (its ontology) was built from the foregoing reflections (i) on theos (the theology of Homer, Hesiod, Pythagoras and Xenophanes) and (ii) on the nature (physics of the early philosophers). We argue that Parmenides split his reflections on the reality in two discursive domains: the logic, deductive and abstract domain of the logos, and the speculative, empirical and inductive domain of the doxa. And we argue that these domains coincide with the areas of its cosmological thea, which we'll endevour to show it to be theia, the Vision, which are: the domain of contemplation and the domain of observation.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Humanas (ICH)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Filosofia (ICH FIL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectParmênides-
Palavras-chave: dc.subjectOntologia-
Palavras-chave: dc.subjectLógica-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectTeologia-
Título: dc.titleUma interpretação do poema de Parmênides a partir da filosofia itálica e da tradição mítica arcaica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.