Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Possebon, Alessandra Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:13:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:13:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43095 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877669 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese de doutorado investigou, a partir das vivências e reflexões dos/as educadores (as), as contradições e as superações – forças que se opõem sobre a perspectiva do que é ser educador(a) e das inúmeras relações envolvidas nessa profissão - presentes em uma proposta transformadora de educação. O campo de pesquisa é o Educandário Humberto de Campos, escola filantrópica localizada na área rural de Alto Paraíso de Goiás, que iniciou sua caminhada de transformação no final de 2016. O método se configura como a própria Teoria Histórico Cultural de Vigotski, que pensa os fenômenos de forma dialética. A vivência, menor unidade pessoa – meio, é a ferramenta metodológica utilizada para análise. Compreende-se que há um movimento educacional transformador brasileiro na atualidade que questiona e modifica as estruturas da escola convencional e evidenciamos que a transformação não acontece de modo linear e homogêneo e que são as contradições, quando discutidas e superadas, que possibilitam a transformação escolar, de maneira a não apenas reproduzir o que está instituído, mas, criar e conceber novas relações entre as pessoas e também com o aprendizado. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This doctoral thesis investigated, from the experiences and reflections of educators (he and she), the contradictions and overcomings – forces that oppose the perspective of what it is to be an educator (he and she) and give numerous relationships involved in this profession – present in a transformative proposal of education. The research field is Humberto de Campos School, a philanthropic school located in the rural area of Alto Paraíso de Goiás, which began its transformation journey at the end of 2016. The method is configured as Vigotski´s own historical cultural theory, which thinks about the phenomena in a dialectical way. The experiences, the smallest unit of the environment, represents the methodological tool used for analysis. It is understood that there is a brazilian transformative educational movement today that questions and modifies the structures of the conventional school and we showed that the transformation does not happen in a linear and homogeneous way and that it is the contradictions, when discussed and overcome, that make school transformation possible, in order not only to reproduce what is instituted, but to create and conceive new relationships between people and also with learning. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação transformadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento educacional brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contradição | - |
Título: dc.title | Dialética do educar : contradições e superações de uma prática educativa transformadora : a experiência do Educandário Humberto de Campos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: