Representações decoloniais : as meninas negras no romance afro-brasileiro contemporâneo

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Autor(es): dc.contributorDalcastagnè, Regina-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Maria Aparecida Cruz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:13:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:13:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/35725-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877655-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.-
Descrição: dc.descriptionA partir de uma crítica direcionada ao paradigma hegemônico da Modernidade, de um movimento antimoderno, o projeto decolonial, que reflete sobre os legados coloniais no contexto latino-americano, analiso a representação das meninas negras nos romances Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, e Becos da memória, de Conceição Evaristo. A investigação partiu do pressuposto de que os deslocamentos das meninas negras representam a desobediência epistêmica dos romances afro-brasileiros contemporâneos, sinalizam o movimento e o esforço para desvincular-se da estética colonial e estabelecer uma arte decolonial. Assim, a postura dessas narrativas é a de pensar por outras bases epistêmicas para questionar os discursos coloniais e colocar em evidência outras possibilidades de discursos, a razão subalterna. Então, esses romances são espaços de produção de “um outro pensamento”, pois apontam outros trajetos para a criação literária, outras formas de conceber o estético, de pensar a crítica literária, de pensar a literatura. A figuração das meninas negras também é uma referência à colonialidade de gênero que afasta as mulheres negras do papel de produtoras da arte literária ao serem apresentadas na narrativa como símbolos de luta e resistência, quando não aceitam o lugar de corpo objetificado e resistem para obter letramento e liberdade. A representação das meninas negras é um modo poético de apresentar a resistência da mulher negra para produzir literatura e permite o entendimento de que a escrita da mulher negra é uma ação política, é uma atitude estética de “identidade em política”.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).-
Descrição: dc.descriptionThrough a critique directed to the hegemonic paradigm of modernity, of an anti-modern movement, the decolonial project, which reflects on the colonial legacies in the Latin American context, analyzes the representation of the black girls in the novels Um defeito de cor, by Ana Maria Gonçalves, and Becos da memória, by Conceição Evaristo. The investigation was based on the assumption that the displacements of black girls represent the epistemic disobedience of the contemporary Afro-Brazilian novels, indicates the movement and the effort to dissociate itself from the colonial aesthetic to establish a decolonial art. Therefore, the position of these narratives is to think for other epistemic bases to question the colonial discourses and to highlight other possibilities of discourses, the subaltern reason. So, these novels are spaces of production of “another thought”, since they point to other paths to literary creation, other ways of conceiving the aesthetic, of thinking literary criticism, of thinking literature. The black girls’ figuration is also a reference to the coloniality of gender that takes black women away from the role of producers of literary art by being presented in the narrative as symbols of struggle and resistance, where they do not accept the place of an objectified body and resist to obtain literacy and freedom. The representation of black girls is a poetic way of presenting the resistance of the black woman to produce literature and allows the understanding that the writing of the black woman is a political action, is an aesthetic attitude of “identity in politics”.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Letras (IL)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Literatura-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectEvaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectGonçalves, Ana Maria, 1970- crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres negras-
Título: dc.titleRepresentações decoloniais : as meninas negras no romance afro-brasileiro contemporâneo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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