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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Nakagome, Patrícia Trindade | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thamynny Santos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:13:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:13:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42506 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877648 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021. | - |
Descrição: dc.description | Nesta dissertação, discutiremos diferentes leituras da obra Tereza Batista Cansada de Guerra de Jorge Amado, com foco na análise da personagem feminina que dá nome ao livro. Para tanto, recorremos à fortuna crítica sobre o autor e principalmente a um trabalho de leitura realizado junto a militantes do Levante Popular da Juventude, o qual se deu de modo online devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). O que se intenta nesse trabalho é lançar luz sobre as múltiplas possibilidades de leituras da personagem feminina na obra em questão, por meio dos resultados trazidos pela leitura coletiva e pela prática das participantes relacionadas ao feminismo popular. Para tanto, guiamo-nos por aspectos da obra que se alinham a uma prática feminista popular, norteadora da organização, a saber: a atuação da protagonista por meio da educação popular, a construção da representação identitária dos sujeitos, e o modo como a identidade é atravessada pelo outro e pelo meio externo. Somado a esses aspectos, contamos com a relação da personagem feminina com os orixás, possibilitando uma interpretação mítica na obra. Recorremos também à literatura de cordel como elemento estruturante, permitindo a compreensão da oralidade na literatura e o uso de xilogravuras como aparato imagético acoplado à construção do texto ficcional. Tais aspectos possibilitaram reconhecer na obra a voz de Tereza Batista bem como a das participantes do grupo de leitura. Desse modo, a voz se torna arma, escudo e resistência. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | In this dissertation, we will discuss different approaches of the book “Tereza Batista Cansada de Guerra” [Tereza Batista, Tired of War] by Jorge Amado, focusing on the analysis of the female character that gives the book its name. In order to do so, we researched in the rich critique about the author and promoted a collective reading work carried out with militants of the popular organization “Levante Popular da Juventude” [Popular Youth Rise up], which took place through online meetings due to the new Coronavirus pandemic (COVID-19). What is intended with this work is to bring to light the multiple possibilities of reading the female character in the mentioned book, through the results from the collective reading and through the practice of participants related to Popular Feminism. To do such, the analysis is leaded by aspects of the work that align with a Popular Feminist practice - that guides Levante Popular da Juventude - namely: the role of the protagonist through Popular Education, the construction of the identity representation of the subjects, and the way in which the identity it is crossed by the others and the external mean. Added to these aspects, we have the relationship of the female character with the orishas, also enabling a mythical interpretation of the work. We also resorted to “Cordel” literature as a structuring element, allowing the comprehension of orality in literature and the use of xylogravure as an imagery apparatus coupled with the construction of the fictional text. Such aspects made it possible to recognize in the work the voice of Tereza Batista as well as that of the participants in the reading group. In this way, the voice becomes a weapon, shield and resistance. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amado, Jorge, 1912-2001 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Levante popular da juventude | - |
Título: dc.title | Vozes da resistência : leituras da personagem feminina em Tereza Batista cansada de guerra | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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