Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nakagome, Patricia Trindade | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Thayllany Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:13:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:13:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48294 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877511 | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | - |
Descrição: dc.description | Esta tese é uma crítica à ideologia da literatura como salvação, a qual consiste na crença de que, por meio da leitura literária, as pessoas tornam-se melhores, sobretudo do ponto de vista moral, espiritual e social. O trabalho tem como objetivo fazer a análise dessa ideologia, apresentando seus pressupostos, suas implicações e suas formas de manifestação social. Entendemos que essa crença se configura como ideologia a partir da articulação entre humanismo burguês, concepção romântica de arte e esclarecimento iluminista. Socialmente, tal ideologia não se restringe ao campo literário e manifesta-se nos mais diversos âmbitos, tais como no discurso jornalístico, em documentos oficiais, em manuais didáticos, em publicações em redes sociais etc. Trata-se, pois, de uma posição praticamente ubíqua acerca da literatura. Em face disso, metodologicamente, optamos por articular a exposição das análises em dois momentos complementares: no primeiro, são evidenciados os modos de encarnação da ideologia da literatura como salvação no discurso de leitores, críticos literários, escritores e até mesmo na legislação brasileira; no segundo momento, a análise concentra-se especificamente em expor a incorporação da ideologia da salvação pela própria obra literária. Para tanto, optamos por estabelecer um corpus de narrativas que nos permitissem lidar com níveis variados de realismo e que, do ponto de vista temático, representassem experiências de estado de exceção, nas quais a ameaça contra a vida humana se apresenta em seu grau máximo. Nesse sentido, foram escolhidas as obras Fahrenheit 451, de Ray Bradbury; O Leitor, de Bernard Schlink; e É isto um homem?, de Primo Levi. Nessas obras, por diferentes ângulos e em níveis diversos de complexidade, de formalização estética e de problematização moral, a crença na salvação pela literatura aparece não apenas episodicamente, mas enquanto princípio estruturante das narrativas. A crítica à ideologia da literatura como salvação assume o caráter de necessidade quando se percebe a valorização apenas etérea, discursiva e abstrata do ser humano e a subordinação da literatura às funções morais e políticas a ela atribuídas e por ela mesma incorporadas. Sendo assim, esta tese concebe a crítica da ideologia da salvação pela literatura como uma forma de contribuir para práticas sociais concretas de emancipação da humanidade e, consequentemente, da própria literatura. | - |
Descrição: dc.description | This thesis is a critique of the ideology of literature as salvation, which consists of the belief that, through literary reading, people become better, especially from a moral, spiritual, and social point of view. The work aims to analyze this ideology, presenting its assumptions, implications, and forms of social manifestation. We understand that this belief is configured as an ideology based on the articulation between bourgeois humanism, romantic conception of art, and enlightenment. Socially, this ideology is not restricted to the literary field and manifests itself in the most diverse areas, such as journalistic discourse, official documents, teaching manuals, publications on social media, etc. Considering this, methodologically, we chose to articulate the exposition of the analysis in two complementary moments: in the first, the ways of incarnating the ideology of literature as salvation in the discourse of readers, literary people, writers, and even in Brazilian legislation are highlighted; In the second moment, the analysis focuses specifically on exposing the incorporation of the ideology of salvation by the literary work itself. To this end, we chose to establish a corpus of narratives that would allow us to deal with varying levels of realism and that, from a thematic point of view, represent experiences of a state of exception, in which the threat to human life is presented at its highest level. In this sense, we selected the works Fahrenheit 451, by Ray Bradbury, The Reader, by Bernard Schlink; and If This Is a Man, by Primo Levi. In these works, from different angles and at different levels of complexity, aesthetic formalization, and moral problematization, the belief in salvation through literature appears not only episodically, but as a structuring principle of the narratives. Criticism of the ideology of literature as salvation takes on the character of necessity when it is perceived the merely ethereal, discursive, and abstract valorization of the human being and the subordination of literature to the moral and political functions attributed to it and embedded by it. Therefore, this thesis conceives the critique of the ideology of salvation through literature as a way of contributing to concrete social practices of emancipation of humanity and, consequently, of literature itself. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Letras (IL) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Literatura | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura como salvação | - |
Título: dc.title | Literatura como salvação : crítica e ideologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: