Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pato, Claudia Marcia Lyra | - |
Autor(es): dc.creator | Sá, Laís Maria Borges de Mourão | - |
Autor(es): dc.creator | Catalão, Vera Margarida Lessa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:13:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:13:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9264 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982009000300011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877493 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho procurou configurar o cenário das pesquisas apresentadas na área de Educação Ambiental – EA nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação – Anped, no período de 2003 a 2007, a partir da solicitação do grupo de EA da Anped (GT-22). Buscou-se, com isso, elucidar as tendências temáticas, teóricas e metodológicas na produção acadêmica sobre EA e compreender a diversidade que constitui esse campo de investigação e de ação pedagógica. Foram considerados 66 trabalhos apresentados nas cinco reuniões analisadas. Os resultados foram articulados considerando-se: evolução da temática; linha temporal associada à diversificação temática, teórica e metodológica; localização espacial; e articulação entre as áreas ambiental, de educação e de EA. Observa-se concentração da produção no eixo sul-sudeste do Brasil, predominância da abordagem socioambiental e de uma visão crítica da EA ao longo dos anos e ênfase na educação formal e no método qualitativo. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper was aimed at setting the stage research in Environmental Education - EE in the annual meetings of the National Association of Graduate Studies and Research in Education between 2003 and 2007, following requests from the area working group (WG-22). Our goal was to elucidate thematic, theoretical and methodological trends in academic research in EE, and to understand the diversity of this research field and pedagogical action. For the analysis we considered 66 papers presented in the five meetings. The results were articulated considering: thematic evolution; timeline regarding theme, theory and methodology diversification; spatial location; and the connections between environmental, educational and EE. It was evident a concentration of production in the southern and southeastern areas of Brazil, the prevalence of a socioenvironmental approach and a critical view of EE over the years, as well as the emphasis on formal education and qualitative methodology. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ética ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia | - |
Título: dc.title | Mapeamento de tendências na produção acadêmica sobre educação ambiental | - |
Título: dc.title | Mapping trends in academic production on environmental education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: