
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidad Federal para la Integración Latinoamericana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidad Federal para la Integración Latinoamericana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
| Autor(es): dc.creator | Veríssimo, Céline Felício | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Gabriel Rodrigues da | - |
| Autor(es): dc.creator | Peña Aymara, Mariela Alexandra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:13:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:13:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47147 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877463 | - |
| Descrição: dc.description | his paper analyses the socio-environmental importance and the biocultural memory observed in open spaces of the self-organized context of the slums of Lima, Peru. Looking forward to the Good Living and Epistemologies of the South in order to rescue the knowledge turned invisible by the colonialist, capitalist and patriarchal domination, this paper proposes the antipodal concept of "landscapes of the South". Therefore, the theoretical framework triangulates theory from the Decolonial Turn, Designs of the South and Biocultural Memory. This theoretical approach was decided by its capacity to situate the critique from a different angle, opposed to the Eurocentric hegemonic notion of Landscape, which commodifies nature based on the propaganda of power, inferiorizing the people, their knowledges and their landscaping designs. Likewise, a theoretical approach is developed based on the landscape designs self-organized in the slum areas of Lima, popularly known as “barriadas”. The slum called "La Ensenada" was our main case study, located in the district of “Puente Piedra”, where direct observation and semi-structured interviews were developed with some residents during the fieldwork. Considering these elements, a booklet with landscape design alternatives was developed aimed to serve as a basis for improving self-organization and landscape interventions in this slum, in order to improve their socio-environmental quality, and, above all, to overcome the violences of modernity-coloniality. | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo se dedica a estudiar la importancia socioambiental y la memoria biocultural en los espacios libres en el contexto autoorganizado de las barriadas de Lima, Perú. Teniendo como horizonte el Buen Vivir y Epistemologías del Sur para poder rescatar los saberes invisibilizados por la dominación colonialista, capitalista y patriarcal, se propone en oposición el desarrollo de la idea de “paisajismos del sur”. Para tal, recurrimos a la teoría del Giro Decolonial sobre Diseños del Sur y Memoria Biocultural. Esta opción teórica se justifica por su capacidad para situarnos desde otra perspectiva, opuesta a la eurocéntrica y hegemónica en el área del Paisajismo, que mercantiliza a la naturaleza en función de la propaganda de poder, inferiorizando a los pueblos, sus saberes y sus paisajismos. De esta manera, se realiza una aproximación desde el diseño para espacios libres en las zonas periféricas-urbanas marginalizadas, llamadas popularmente como barriadas en la ciudad de Lima. Tomamos como principal caso de estudio la barriada “La Ensenada” en el distrito de Puente Piedra que fue visitada y donde se pudo conversar con algunos moradores en el trabajo de campo. Considerando estos elementos se desarrolla una cartilla con alternativas paisajística de diseño, que podrían servir como base para auto organizarse y realizar intervenciones paisajísticas en las Barriadas para mejorar su calidad socioambiental, y sobre todo superar as violencias da modernidad-colonialidad. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Teoria e História (FAU THA) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Publicador: dc.publisher | Nomads.usp - Núcleo de Estudos de Habitares Interativos, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, IAU-USP | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | (CC BY NC SA) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paisagismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lima - Peru | - |
| Título: dc.title | Paisagismos del sur en las barriadas de Lima, Perú | - |
| Título: dc.title | Landscapes of the south in the slums of Lima, Peru | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: