O brincar e o espaço potencial no ambiente virtual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGregório, Gregório De Sordi-
Autor(es): dc.creatorAmparo, Deise Matos do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:12:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:12:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33568-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://dx.doi.org/10.1590/1809-44142018001007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877446-
Descrição: dc.descriptionEste artigo analisa os impactos subjetivos advindos das novas formas de interação permitidas pelos avanços tecnológicos no campo virtual. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes adultos que possuíam um personagem em jogos online com um complexo mundo virtual. A estratégia metodológica para análise das entrevistas seguiu a análise temática do seu conteúdo e interpretações psicanalíticas winicottianas. Pôde-se constatar que a atividade criativa inserida nesses jogos permite uma interação particular entre o sujeito e o personagem pertencente ao universo virtual, se estabelecendo como potência para a constituição de um espaço potencial e para a emergência de novos processos de subjetivação.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the subjective impacts from new forms of interaction allowed by technological advances in the field of virtuality. Semi-structured interviews were conducted with six adults participants who had a character in online games with a complex virtual world. The methodology for the analysis of the interviews followed the thematic analysis of its content and winicottian psychoanalytic interpretations. It was found that creative activity inserted in these games allows a particular interaction between the subject and the character belonging to the virtual world, establishing itself as potency to constitute a potential space and the emergence of new processes of subjectivity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsÁgora: Estudos em Teoria Psicanalítica - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000100071&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 maio 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectIdentificação (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Título: dc.titleO brincar e o espaço potencial no ambiente virtual-
Título: dc.titlePlaying and potential space in the virtual environment-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.