Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStrieder, Roseline Beatriz-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Zaira Zangrando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:12:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:12:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/45095-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877330-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2022.-
Descrição: dc.descriptionNo campo das práticas educativas fundamentadas pela educação CTS, a questão do engajamento dos alunos é amplamente verbalizada, no entanto, há poucos aprofundamentos teóricos sobre o tema. Diante disso, esta tese tem como objetivo elucidar o que caracteriza o engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS. Para tanto, a presente investigação tomou como referência os propósitos da educação CTS e de estudos do campo da educação científica, em especial, os pressupostos do educador Paulo Freire, além de uma ampla revisão dos trabalhos da área de ensino de Ciências por meio da Análise Textual Discursiva. À vista disso, no primeiro momento, fez-se necessário compreender e identificar os diferentes aspectos relacionados ao objeto de estudo e caracterizar as inter-relações com os pressupostos freireanos. Essa etapa possibilitou identificar aspectos influenciadores do engajamento dos estudantes, entre eles: aspectos contextuais; curriculares e didático metodológicos, relacionais e afetivos. Concomitantemente, foi realizada uma imersão investigativa nas práticas de sala de aula, especificamente, nas teses brasileiras, nos artigos publicados nas revistas da área e nos trabalhos apresentados no ENPEC. Esse processo investigativo evidenciou que o engajamento dos estudantes em práticas educativas CTS é caracterizado por três dimensões possíveis, tais quais: “exercício de voz”, “mobilização e apropriação do conhecimento” e “ações sociopolíticas”, em diferentes níveis de criticidade. Adicionalmente, para complementar as compreensões emergidas deste estudo, foi delimitada uma nova amostra de trabalhos, em particular, as dissertações profissionais com foco em práticas educativas CTS, com vistas a identificar e consolidar as dimensões e os níveis de engajamento possíveis evidenciados durante o exercício teórico-prático.-
Descrição: dc.descriptionIn the area of STS based education, the matter of student engagement is constantly discussed, but there are, actually, few theoretical studies about the theme. Considering such fact, this thesis aims at clarifying what characterizes student engagement in STS educational practices. For such, this research uses, as references, the goals of STS education, as well as field studies on scientific education, specially those based on the teachings of Paulo Freire. It also performed a wide review of studies on Science education via Textual Speech Analysis. Having these goals in sight, initially, it is necessary to understand and characterize the different aspects related to the topic and identify the interrelations of those with Freire’s considerations. This stage of analysis made it possible to identify influencing aspects in student engagement, among others: contextual, curricular, didactic and methodological aspects, relational aspects, as well as elements related to affection and empathy. Simultaneously, it performed an investigative immersion in classroom practices by means of studying Brazilian thesis, articles in specialized magazines and works presented on ENPEC. This investigative process made clear that student engagement in STS education is characterized by 3 possible dimensions: “speech exercise”, “mobilization and appropriation of knowledge” and “sociopolitical actions”, with different levels of criticism. Moreover, to complement the understanding that arose from this study, a new sample of works, specially dissertations focused on STS educational practices was set with the goal of further identify and consolidate the dimensions and the possible levels of engagement shown during the theoretical-practice exercises.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Física (IF)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Química (IQ)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS)-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas-
Título: dc.titleEngajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS-
Título: dc.titleStudent engagement in educational practices based on STS education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.