A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMukai, Yûki-
Autor(es): dc.contributoraneclear@hotmail.com-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Ana Clara Sales de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:12:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:12:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41646-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877301-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa analisou a relação entre as crenças e emoções de alunos do 3o ano do ensino médio de uma escola pública de Belém. Buscou-se compreender os aspectos relativos às emoções vivenciadas durante o processo de aprendizagem de vocabulário nos períodos pré- pandêmico e pós-pandêmico. Primeiramente, fizemos uma pesquisa no campo da Linguística Aplicada, reconhecendo os principais autores para discutir os construtos: emoções, crenças e aprendizagem de vocabulário. Ainda, esta dissertação é uma pesquisa qualitativa concebida como exploratória e contextual de crenças. Para melhor caracterizar o contexto de pesquisa, será apresentado um breve histórico do ensino de línguas estrangeiras e da aprendizagem de vocabulário. Essa discussão baseou-se em estudos que abordaram alunos de escolas públicas brasileiras. Além disso, a intenção principal é ampliar a discussão sobre este tema, destacando a importância de envolver a sociedade civil como um todo, além da comunidade acadêmica neste processo. A pesquisa foi feita para contribuir com a construção de novos caminhos e de ações para a rede pública de ensino, especialmente na região Norte do Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis research analyzed the relationship between the beliefs and emotions of students in the 3rd year of high school in a public school in Belém. It was sought to understand the aspects concerning the emotions experienced during the process of vocabulary learning in the pre- pandemic and post-pandemic periods. First, we made a research throughout the A.L field, recognizing the main authors to discuss the constructs: emotions, beliefs and vocabulary learning. This dissertation is a qualitative research designed as exploratory and contextual beliefs researching. To better characterize the research context, a brief history of foreign language teaching and learning of vocabulary will be presented. This discussion was based on studies that deal with Brazilian public school students. Furthermore, the main intention is to expand the discussion about this topic, highlighting the importance of involving all the civil society, the academic community in this process. The research was done to contribute to the construction of new paths as well towards to actions for the public educational system, specially in Brazil’s north region.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCrenças-
Palavras-chave: dc.subjectVocabulário - aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Título: dc.titleA relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.