O desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Eliane Mendes-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ivan Soares-
Autor(es): dc.creatorMartinez, Isabella Guedes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:12:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:12:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2015-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/18518-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2014.10.D.18518-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877287-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2014.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho são analisados contextos de ensino e aprendizagem, em busca de evidências da relação entre a aplicação de um jogo chamado Perfil Astronômico e as suas contribuições para o desenvolvimento de conteúdos atitudinais e procedimentais. Optou-se pelo tema da astronomia, pois este ramo do conhecimento é de natureza transdisciplinar e interdisciplinar, enquanto o jogo se mostra como um recurso didático adequado para fomentar a investigação e a aprendizagem lúdica. Os dados empíricos, categorizados em uma tabela dos conteúdos atitudinais e procedimentais criada neste trabalho, foram obtidos no decorrer de aplicações deste jogo com licenciandos em Ciências Naturais da Universidade de Brasília. Como resultado, detectou-se os desenvolvimentos pretendidos em grande parte dos participantes, inclusive no sentido de um convencimento de se utilizar ferramentas didáticas semelhantes em seu futuro cotidiano escolar como professores de ciências.-
Descrição: dc.descriptionIn this text we study the contexts of learning and teaching, looking for evidences of a relation between the application of a game, named Peril Astronomic, and its contributions to the development of attitudinal and procedimental contents. We choose the astronomy because this branch of science is, by its nature, transdisciplinary and interdisciplinary. In the other hand, the use of a game as a pedagogical approach is justified because it seems to be a correct tool to foment the inquiry and the playful learning. The empirical data, classified into a table of attitudinal and procedimental purports also created in this work, was collected during game application sections with undergraduate students of the Natural Sciences major, offered by the University of Brasilia. As a result, it was detected that the expected main developments was achieved by a large amount of participants, while we could see that some of them was convinced that this kind of tool can be effectively applied in their future as science teachers.-
Descrição: dc.descriptionEn este trabajo se analizarán, en la enseñanza y en el aprendizaje, la evidencia de la relación entre la aplicación del Juego Perfil Astronómico y las contribuciones al desarrollo de los contenidos actitudinales y de los contenidos procedimentales. Fue decidido el tema de la astronomía porque esta rama del conocimiento es de la naturaleza transdisciplinaria e interdisciplinaria, mientras que el juego se muestra como fomentador de la investigación y del aprendizaje lúdico. Los datos empíricos, clasificados en una tabla de los contenidos actitudinales e procedimentales que fue hecha, fueron obtenidos en la aplicación de un juego con estudiantes del curso de licenciatura en Ciencias Naturales de la Universidad de Brasilia. Como resultado, fueron observados desarrollos por los participantes, incluyendo el efecto de la utilización de herramientas de enseñanza similares en su rutina escolar como futuros profesores de ciencias naturales.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Química (IQ)-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Física (IF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Título: dc.titleO desenvolvimento dos conteúdos atitudinais e procedimentais utilizando um jogo no ensino de astronomia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.