Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Wânia Cristina de | - |
Autor(es): dc.creator | Arima, Elaine Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:12:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:12:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4428 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877239 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2009. | - |
Descrição: dc.description | A intervenção farmacológica e a avaliação psicológica no autismo têm sido um grande desafio na prática clínica e pesquisas na área, dada a heterogeneidade de quadros clínicos e multiplicidade etiológica. O presente estudo analisou os prontuários de 165 pacientes de um serviço público de saúde mental da infância e adolescência em Brasília e encontrou 15 pacientes com autismo. Durante o período analisado, pelo menos 53,3% destes pacientes foram medicados. As drogas mais utilizadas foram os antipsicóticos, seguidas por drogas serotoninérgicas, como os IRSs, indo ao encontro dos dados encontrados na literatura. Foi realizada também a avaliação psicológica de 4 crianças com autismo em outro serviço público, por meio dos testes psicométricos tradicionalmente utilizados. Os resultados são discutidos quanto à relevância do levantamento realizado, implicações da análise dos dados investigados e, ainda, quanto a aspectos da avaliação psicológica de crianças com autismo. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The pharmacological intervention and the psychological evaluation in autism have always been a challenging task for the clinical practice and for those conducting research in the area. This study has analyzed 165 patient’s medical charters from a public service of child and adolescent mental health in Brasilia and found 15 patients with autism. In the analyzed period, at least 53.3% of these patients were on medication. The drugs used the most were antipsychotics, followed by serotoninergic drugs, like the SRIs, meeting the results found in the literature. A psychological assessment of 4 children with autism at another public service was also conducted with the traditionally used psychometric tests. The results were discussed in terms of the relevance of the survey, the implications of the analyzed data as well as in terms of some aspects of the psychological assessment of the children with autism. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo - crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento - avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicotrópicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psiquiatria infantil | - |
Título: dc.title | Avaliação psicológica e intervenção farmacológica de crianças autistas em dois serviços públicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: