Análise do comportamento dos consumidores no âmbito dos ambientes de contratação livre e regulada do mercado brasileiro de energia elétrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertussi, Geovana Lorena-
Autor(es): dc.creatorVizioli, Thaís Riether-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23703-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877185-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2017.-
Descrição: dc.descriptionA existência de dois ambientes de contratação no mercado brasileiro de energia elétrica, o Ambiente de Contratação Livre e o Ambiente de Contratação Regulada, tem sido ignorada pela literatura que busca estimar a elasticidade-preço da demanda por eletricidade. Este trabalho procura mostrar que as diferenças entre os dois ambientes são substanciais e refletem-se no comportamento dos consumidores em cada mercado. Em especial, estimações com dados em painel mostram que os consumidores do mercado livre são muito mais sensíveis a alterações na tarifa de energia elétrica do que os consumidores regulados.-
Descrição: dc.descriptionThe existence of two contracting markets in the Brazilian electricity sector, the Free Contracting Market and the Regulated Contracting Market, has been ignored by the literature that estimated the demand price elasticity for electricity. This work aims to show that the differences between the two markets are substantial and are reflected in the consumer’s behavior. In particular, panel-based estimates show that free-market consumers are much more responsive to changes in electricity tariffs than regulated ones.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectElasticidade (Economia)-
Palavras-chave: dc.subjectPreços - elasticidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica - consumo - Brasil-
Título: dc.titleAnálise do comportamento dos consumidores no âmbito dos ambientes de contratação livre e regulada do mercado brasileiro de energia elétrica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.