Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Lara, Rodrigo Xavier | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:12:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:12:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877110 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | - |
Descrição: dc.description | A atuação pedagógica no sistema socioeducativo para o ensino nas medidas de internação, apesar de estar garantida pela lei, enfrenta desafios para promover reflexões significativas nos adolescentes para o retorno ao convívio social e a não reincidências no cometimento de novos atos infracionais. A dissertação de mestrado intitulada: “Espelhos: (Auto)biografia fílmica de adolescentes privados de liberdade”, promoveu uma abordagem por meio das narrativas de vida, considerando-a como um possível caminho na tentativa de contribuir para ressocialização, ou seja, a volta ao convívio familiar e social dos adolescentes em conflito com a lei. Neste contexto, foi possível revisitar o Projeto Espelhos, reformulando e ampliando seus referenciais, para assim refletir sobre as contribuições de uma proposta (auto)biográfica fílmica como método para ações no socioeducativo. A dissertação de mestrado contribui para a ampliação de ações pedagógicas sustentadas na garantia dos Direitos Humanos, bem como, para considerar a relevância do lugar de fala desses jovens, instigando a construção de projetos de vida a partir da percepção sobre si mesmo. | - |
Descrição: dc.description | The pedagogical performance in the socio-educational system for teaching in confinement measures, despite being guaranteed by the law, faces challenges to promote significant reflections in adolescents for the return to social life and the non-recurrence in the commission of new infractions. The master's dissertation entitled: "Mirrors: Filmic (Self)biography of adolescents deprived of liberty", promoted an approach through life narratives, considering it as a possible way in an attempt to contribute to the resocialization, that is, the return to family and social life of adolescents in conflict with the law. In this context, it was possible to revisit the “Mirrors Project”, reformulating and expanding its references, in order to reflect on the contributions of a filmic (auto)biographic proposal as a method for socio-educational actions. The master's dissertation contributes to the expansion of pedagogical actions based on the guarantee of Human Rights, as well, as to consider the relevance of these young people's place of speech, instigating the construction of life projects from the perception of themselves. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Artes (IdA) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filmes - uso na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes em privação de liberdade | - |
Título: dc.title | Espelhos : (Auto)biografia fílmica de adolescentes privados de liberdade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: