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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Scherer, Magda Duarte dos Anjos | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Camila Izabela de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:12:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:12:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-10-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16455 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877079 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2014. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa se desenvolve no contexto da Atenção Primária à Saúde, do trabalho em saúde e sua íntima relação com a formação antecedente e no curso do trabalho. Entende-se como formação para o trabalho o processo para dotar os sujeitos de capacidades para agirem no âmbito de suas realidades profissionais no Distrito Federal. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições dos cursos de especialização em Saúde da Família e Comunidade para a prática profissional na APS. Os objetivos específicos buscaram caracterizar os egressos dos cursos de especialização segundo o perfil profissional e pessoal; conhecer as razões que levaram os profissionais a permanecer ou deixar de atuar na atenção básica; conhecer a motivação dos profissionais para ingressar no curso de especialização em Saúde da Família e Comunidade; identificar mudanças ocorridas nas práticas, na perspectiva dos profissionais e se tais mudanças ocorridas foram impulsionadas pela formação; identificar os elementos facilitadores e dificultadores para efetivação de mudanças nas práticas profissionais. O processo metodológico foi desenvolvido em cinco etapas: análise documental, mapeamento dos profissionais, questionário eletrônico, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Os principais temas das entrevistas foram a identificação das motivações para ingressar no curso e atuar na atenção primária; quais eram as expectativas dos egressos e se elas foram respondidas; se o entrevistado identificou mudanças a partir do curso em seu processo de trabalho, no modo de fazer a gestão, a relação com indivíduo, família e comunidade e no trabalho em equipe. __________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | The research is developed under the context of Primary Health, health work and its intimate relationship with previous and continuing education in the course of work. It is understood as education for work the process of endowing individuals with the capacity to act within their professional realities in the Federal District. The overall objective of the research was to analyze the changes in the professional practices of healthcare driven by specialization courses in Family and Community Health, sponsored by the ESCS/FEPECS/SES/DF. The specific objectives seeked to characterize the graduates of specialization courses according to the professional and personal profile; to get to know the reasons that led professionals to stay or leave work in primary care; to get to know the professionals’ motivation to join the Course of Specialization in Health family and Community; to identify changes in practice from the perspective of professionals and whether such changes were driven by training; to identify facilitators and complicators to actualizing changes in professional practices. The methodological process was developed in five steps: document analysis, mapping of professionals, electronic questionnaire, semi-structured interviews and a focus group. The main themes of the interviews were to identify the motivations to join the course and act on primary care; what were the expectations of graduates and whether they have been answered; if the interviewee identified changes from the course in their work process, in the ways of managing, the relationship with the individual, family and community and teamwork. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família - saúde e higiene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cuidados primários de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal da área médica | - |
Título: dc.title | Contribuições da especialização em saúde da família para a prática de profissionais da atenção básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
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