O processo brechtiano na gestão democrática escolar : uma prática-ação com “A exceção e a regra”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, José Mauro Barbosa-
Autor(es): dc.creatorDantas, Dimas Caltagironi Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:12:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:12:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22239-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.22239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877077-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo, após uma breve descrição sobre democracia diante as colaborações teóricas de Giovani Sartori (1994), Robert Dahl (1997) e Joseph Schumpeter (1984), teve por norte analisar, sob o enfoque de Marilena Chauí (2001), a relevância da cidadania para o contexto participativo do aluno na Gestão Democrática Escolar. Neste sentido, fundamenta a dialogicidade como categoria analítica e, através das colaborações teóricas de Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Bertolt Brecht, Augusto Boal e Paulo Freire, colabora com a proposição de um instrumento de participação do aluno para o Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria, Distrito Federal. Por meio de exercícios de experimentação e oficina com a peça didática “A Exceção e a Regra”, de Bertolt Brecht, propõe a integração entre pesquisa-ação e modelo de ação, apresentando uma proposta metodológica estético-social, aqui denominada prática-ação.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation, after a brief description of democracy on the theoretical contributions of Giovani Sartori (1994), Robert Dahl (1997) and Joseph Schumpeter (1984) analyzes , from the standpoint of Marilena Chauí (2001), the relevance of citizenship for participatory context student in the school democratic management . In this sense, based dialogicity as an analytical category, and through the theoretical contributions of Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Bertolt Brecht, Augusto Boal and Paulo Freire, collaborates with the proposition of a student participation instrument for Teaching Center East 417 Santa Maria, Distrito Federal. Through experimentation and workshop exercises with the learning play "The exception and the rule" of Bertolt Brecht, proposes the integration between action research and action model, presenting an aesthetic and social methodological proposal, here called practical action.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-ação em educação-
Palavras-chave: dc.subjectBrecht, Bertolt, 1898-1956 - crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação estudantil-
Título: dc.titleO processo brechtiano na gestão democrática escolar : uma prática-ação com “A exceção e a regra”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.