Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Orthof, Geraldo | - |
Autor(es): dc.creator | Sotomayor, Yana Tamayo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:12:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:12:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/4281 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877042 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca encontrar na arte contemporânea brasileira a relação entre a ascensão das ideologias artísticas construtivas e os desvios sofridos pelas premissas modernas ligadas ao programa desenvolvimentista dos anos 50 e 60 no Brasil. A partir das análises que vinculam as artes plásticas à arquitetura e à política desenvolvimentista, essa dissertação busca acessar alguns dos discursos plásticos contemporâneos brasileiros que possuem uma herança utópica e construtiva. As obras da artista mineira Rivane Neuenschwander e do baiano Marcos Reis Peixoto, Marepe, são analisadas sob a luz da obra pós-1964 de Hélio Oiticica e de suas proposições programáticas para a arte, como uma continuidade do projeto construtivo iniciado na década de 50 no Brasil. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This paper attempts to find, within contemporary Brazilian art, the relationship between the rise of constructive artistic ideologies and the deviations suffered by the modern assumptions associated to the developmental program of the 50s and 60s. From the analysis binding the fine arts to architecture, to the political developmental program, this dissertation attain to some of the Brazilian contemporary artistic discourses that have an utopian and constructive inheritance. The work of Rivane Neuenschwander, from Minas Gerais and of Marepe, Marcos Reis Peixoto from Bahia, are analyzed as a continuity of the constructive project initiated in Brazil in the 50, under the light the post-1964 Hélio Oiticica s work and his programmatic propositions for art. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes plásticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte moderna | - |
Título: dc.title | Utopia e construção : melancolia e sobrevivência na arte contemporânea brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: