O sistema de François Delsarte, o método de Émile Jaques-Dalcroze e suas relações com as origens da dança moderna

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDavini, Silvia Adriana-
Autor(es): dc.creatorSouza, Elisa Teixeira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:11:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:11:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2011-06-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/877002-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2011.-
Descrição: dc.descriptionAborda idéias de dois importantes provocadores da dança moderna: François Delsarte e Émile Jaques-Dalcroze, bem como influências exercidas por suas idéias e práticas sobre a dança cênica nascida no início do século XX, considerando o papel desempenhado nesse processo pela cultura física chamada Delsartismo Norte-Americano. Fornece dados e informações biográficas referentes a Delsarte e Dalcroze, assim como informações menos aprofundadas relativas a outros personagens da história da dança moderna, como Isadora Duncan, Ruth Saint Denis, Ted Shawn, Mary Wigman, Rudolf Laban e Vaslav Nijinsky. Apresenta o sistema filosófico de Delsarte para a expressividade gestual e o método de Dalcroze de aprendizado rítmico corporal. Ao discutir o Delsartismo Norte-Americano, ressalta e contextualiza a participação de Steele Mackaye e Genevieve Stebbins no processo de gestação da dança moderna norte-americana, bem como a reflexão de Ted Shawn a respeito da influência delsarteana nessa dança e a participação de Henrietta Hovey na Denishawn School. Por fim, relaciona o sistema de Delsarte com o método de Dalcroze e explora conexões existentes entre estes e inovações expressivas trazidas por emblemáticos representantes da dança moderna norte-americana e européia. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionIt addresses the ideas of two provocative modern dance: François Delsarte and Emile Jaques-Dalcroze as well as influences exerted by their ideas and practices on the new dance born in the early twentieth century, considering in this process the role played by the physical culture called North American Delsartism. Provides biographical information and data relating to Delsarte and Dalcroze as well as less detailed information relating to other personalities involved in the history of modern dance, like Isadora Duncan, Ruth St. Denis, Ted Shawn, Mary Wigman, Rudolf Laban and Vaslav Nijinsky. Presents the philosophical system of Delsarte for gestural expressiveness and Dalcroze method of rhythmic body learning. In discussing the North American Delsartism, highlights and contextualizes the participation of Steele Mackaye and Genevieve Stebbins. It also deals with the reflection of Ted Shawn about the delsartist influence and participation in this dance, as well as the Henrietta Hovey participation on the Denishawn School. Finally, it relates the Delsarte system with the Dalcroze method and explores connections between these and expressive innovations brought by significative representatives of North American and European modern dance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectDelsarte, François, 1811-1871-
Palavras-chave: dc.subjectJaques-Dalcroze, Émile, 1865-1950-
Palavras-chave: dc.subjectDança moderna-
Título: dc.titleO sistema de François Delsarte, o método de Émile Jaques-Dalcroze e suas relações com as origens da dança moderna-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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