Currículo e formação de professores : análise dos projetos pedagógicos dos cursos de educação física em Goiás

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLazzarotti Filho, Ari-
Autor(es): dc.creatorSouza, Bárbara Isabela Soares de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:11:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:11:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876947-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2017.-
Descrição: dc.descriptionEste estudo vincula-se à Linha de Pesquisa “Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer”. Possui como temática de estudo as relações existentes entre o currículo e a formação de professores em Educação Física e, mediante isto, possui como objeto de pesquisa os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura Presencial em Educação Física ofertados por seis Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Estado de Goiás. A análise realizada nestes documentos esteve centralizada no objetivo geral e objetivos específicos, perfil do egresso e conhecimentos selecionados para compor a matriz curricular destes cursos, especificamente, a Unidade de Formação Específica. Os objetivos (geral e específicos) foram analisados visando compreender a intencionalidade das propostas e ações destas instituições para o processo de formação destes professores. O perfil do egresso foi analisado com a finalidade de compreender as características do docente que estas Instituições de Ensino Superior (IES) pretendem formar. Os conhecimentos selecionados para compor a matriz curricular foram analisados com o objetivo de identificar e discutir os conhecimentos privilegiados neste processo de formação, posto que o currículo caracteriza-se enquanto instrumento de seleção de conhecimentos, os quais estão intimamente relacionados a determinadas concepções e perspectivas teóricas. A análise destes projetos pedagógicos ocorreu à luz do Materialismo Histórico Dialético, método que orientou as opções teórico-metodológicas desta pesquisa, desde o momento inicial em que construímos uma base teórica para a discussão do objeto de pesquisa, a qual está expressa nos três primeiros capítulos, até o momento de análise dos dados coletados no interior dos documentos, auxiliando-nos a extrair as categorias necessárias para a compreensão dos mesmos. A técnica de análise de dados utilizada foi a Análise de Conteúdo, possibilitando-nos extrair dos projetos pedagógicos as concepções que não estavam explicitamente manifestas, caracterizando o movimento de aparência e essência. Além disso, contamos com o auxílio de um Software de Análise Qualitativa denominado WebQda, cujo trabalho de codificação foi de significativa relevância para o rigor e qualidade na abstração das categorias de análise. Mediante a análise dos documentos, observamos que há, em determinadas instituições, a aproximação com perspectivas teóricas críticas, sobretudo, a perspectiva da “Licenciatura com Formação Ampliada”. Por outro lado, há em outras instituições a apropriação de perspectivas acríticas, como é o caso dos documentos que defendem perspectivas teóricas referentes à Epistemologia da Prática. Contudo, notamos que há ainda uma dificuldade em materializar as perspectivas críticas na matriz curricular destes cursos, culminando em estruturas curriculares caracterizadas por: ênfase nos conhecimentos sobre o esporte; ênfase nas metodologias de ensino; centralização da formação nos conhecimentos específicos da Educação Física, desvalorizando os conhecimentos didáticopedagógicos necessários ao trabalho docente; limitação da Cultura Corporal, dentre outros aspectos.-
Descrição: dc.descriptionThis study is linked to the Research Line "Social and Pedagogical Studies of Physical Education, Sports and Recreatin". It has as a subject of study the existing relationships between the curriculum and the training of teachers in Physical Education, and, through this, it has as object of research the Pedagogical Projects of Physical Education courses offered by six Higher Education Institutions located in the State of Goiás. The analysis performed in these documents was centered on the general and specific objectives, profile of the egress and selected knowledge to compose the curricular, specifically, the Specific Training Unit. The objectives (general and specific) were analyzed to understand the intentionality of the proposals and actions of these institutions for the training process of these teachers. The profile of the egress was analyzed to understand the characteristics of the teacher that these Higher Education Institutions intend to train.The knowledge selected to compose the curricular was analyzed with the objective of identifying and discussing the privileged knowledge in this training process, since the curriculum is characterized as a tool of selection of knowledge, which are closely related to certain theoretical conceptions and perspectives. The analysis of these pedagogical projects occurred in the light of Dialectical Historical Materialism, a method that guided the theoretical and methodological options of this research, from the initial moment in which we built a theoretical basis for the discussion of the object of study, which is expressed in the first three chapters , until the moment of analysis of the data collected inside the documents, helping us to extract the categories necessary to understand them.In addition, e count on the aid of a Qualitative Analysis Software called WebQda, whose coding work was of significant relevance to the rigor and quality in the abstraction of the categories of analysis. Through the analysis of the documents, we observe that there are, in certain institutions, the approach with critical theoretical perspectives, above all, the perspective of the Extended Degree. On the other hand, there is in other institutions the appropriation of uncritical perspectives, as is the case with documents that defend theoretical perspectives regarding the Epistemology of Practice. However, we note that there is still a difficulty in materializing the critical perspectives in the curricular of these courses, culminating in curricular structures characterized by: an emphasis on knowledge about sports; emphasis on teaching methodologies; centralization of training in the specific knowledge of Physical Education, devaluing the didactic-pedagogical knowledge necessary for the teaching work; limitation of Body Culture, among other aspects.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação Física (FEF)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Física-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo educacional-
Título: dc.titleCurrículo e formação de professores : análise dos projetos pedagógicos dos cursos de educação física em Goiás-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.