Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.creator | Esteves, Erika Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Esteves, Erika Soares (org.) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Fabiana Lazzari de (org.) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:11:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:11:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50517 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-6638-4372 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-2757-2087 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876946 | - |
Descrição: dc.description | O TEATRO LAMBE-LAMBE é uma linguagem gestada por duas mulheres nordestinas, Denise Di Santos e Ismine Lima (in memorian), em 1989; portanto, genuinamente brasileira. Com seus (apenas) 35 anos de existência, tem-se ali uma linguagem que traz muitos desdobramentos, tanto nos processos criativos quanto nas abordagens pedagógicas para a educação. O primeiro espetáculo de Teatro Lambe-Lambe intitulado A Dança do Parto, se deu a partir das necessidades e atribuições específicas do trabalho educativo de Denise e Ismine, que, na época, eram pedagogas. A partir da observação dos antigos fotógrafos de rua, os chamados “fotógrafos Lambe-Lambe”, elas tiveram a ideia de apresentar um espetáculo dentro de uma caixa cênica em miniatura, que comporta os principais elementos do Teatro - dramaturgia, iluminação, cenografia, sonoplastia, espaço de atuação - onde os objetos, as coisas e as sombras são animados por seus artistas lambelambeiros para um único espectador (a), isto é, um teatro em miniatura assistido por uma única pessoa de cada vez. Tais características possibilitaram à professora Erika Soares Esteves pensar em uma abordagem artístico-pedagógica para seus (suas) estudantes no Ensino Fundamental. | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC BY NC ND) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro - estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro na educação | - |
Título: dc.title | Do Teatro Lambe-Lambe aos Palcos : uma proposta pedagógica para o ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: