O brincar livre do bebê na creche : processos subjetivos e desenvolvimento

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Cristina Massot Madeira-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Laura Matos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:11:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:11:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47054-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876929-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.-
Descrição: dc.descriptionO bebê brinca desde os seus primeiros meses de vida, brinca com o próprio corpo, brinca com outras pessoas e com o ambiente que o cerca, e a partir dessas experiências aprende e se desenvolve. Avançar numa compreensão acerca dos processos subjetivos que emergem na experiência do brincar livre do bebê é importante, pois pode favorecer maior qualidade nas práticas de cuidado e educação dos bebês. Este estudo tem por objetivo compreender a experiência do brincar livre do bebê na creche, por uma perspectiva da subjetividade, a fim de gerar inteligibilidade acerca dos processos subjetivos envolvidos nesta experiência, que podem ser favorecedores do desenvolvimento do bebê. É a Teoria da Subjetividade de González Rey que fornece os pressupostos teóricos para esta pesquisa, realizada num Centro Educacional da Primeira Infância no Distrito Federal, (CEPI). A pesquisa traz discussões sobre conceitos de teoria e epistemologia, articulando-os com questões sobre abordagens e métodos educacionais da Educação Infantil, e uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento do bebê e sobre o seu brincar livre, como experiência que pode abrir novos caminhos de subjetivação. O desafio metodológico foi enfrentado com a abordagem da Epistemologia Qualitativa, que para o estudo da subjetividade resgata o sujeito na pesquisa e se caracteriza pelo caráter dialógico e construtivo-interpretativo do conhecimento. Assim, é com a Metodologia ConstrutivoInterpretativa que a construção do conhecimento é elaborada, a partir de indicadores e hipóteses, que evidenciem processos subjetivos nos bebês que, nesta pesquisa, são participantes ativos. Conclui-se que no brincar livre na creche a subjetividade é constituída pelo bebê, e o desenvolvimento ocorre a partir de processos que envolvem autonomia, imaginação e agência.-
Descrição: dc.descriptionThe baby plays since the first months of life, plays with its own body, and plays with other people and with the environment that surrounds it, and from this experience it learns and develops. Advancing in an understanding of the subjective processes that emerge in the baby's experience of free play is important, as it can favor greater quality in the practices of care and education of babies. This study aims to understand the baby's free play experience in the day care center, from a subjectivity perspective, in order to generate intelligibility about the subjective processes involved in this experience, which may favor the baby's development. It is González Rey's Theory of Subjectivity that provides the theoretical assumptions for this research, which was carried out in an Educational Center for Early Childhood in the Federal District (CEPI). The research brings discussions about concepts of theory and epistemology and articulates them with questions about approaches and educational methods of Early Childhood Education and a new perspective on the development of the baby and on his free playing, as an experience that can open new paths of development. subjectivation. The methodological challenge was faced with the Qualitative Epistemology approach, which for the study of subjectivity rescues the subject in the research and is characterized by the dialogic and constructive-interpretative character of knowledge. Thus, it is with the Constructiveinterpretive Methodology that the construction of knowledge is elaborated, from indicators and hypotheses, which evidence subjective processes in babies, which in this research, are active participants. It is concluded that in free play at daycare, babies subjectively produce and develop from processes that involve autonomy, imagination and agency.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectBebês - desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectCreches - Distrito Federal (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras - educação-
Título: dc.titleO brincar livre do bebê na creche : processos subjetivos e desenvolvimento-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.