Elementos extra-musicais na obra de K-ximbinho : questões sobre iconografia musical em suas capas de disco entre 1950 e 1960

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Pablo Garcia da-
Autor(es): dc.creatorMagalhães-Castro, Beatriz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:11:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:11:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2011-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12535-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992011000100014-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876836-
Descrição: dc.descriptionK-ximbinho participou juntamente com outros músicos entre as décadas de 1950 e 1960 de um processo que visava modernizar o samba e o choro pela introdução dos elementos diversos do jazz. Esse processo de mistura entre gêneros musicais distintos, compreendido entre os músicos da época como "samba-jazz" ou "choro jazzístico", não se limitava em misturar elementos rítmicos harmônicos e melódicos, mas também negociar a presença de termos, imagens e vestimentas da cultura estadunidense no Rio de Janeiro pré Bossa Nova. É possível verificar nas capas de discos gravados por K-ximbinho que essa negociação entre duas culturas se manifestava em forma de imagens e textos e visavam informar ao consumidor a que cada obra se destinava, ressaltando a inovação do samba e choro e propondo a criação desse novo estilo musical. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionK-Ximbinho participated along with other musicians from the 1950s and 1960s in a process aimed at modernizing the samba and choro in the introduction of various jazz.elements into Brazilian traditional styles. This blending of different musical genres, known at the time as "samba-jazz" or "choro jazz" was not limited to mixing rhythmic, harmonic and melodic elements, but also in the negotiation of present expressions, images and ways from North-American culture in Rio de Janeiro in a pre Bossa Nova era. It's possible to verify on the covers of albums recorded by K-Ximbinho that the negotiation between these two cultures is manifested in the form of images and texts meant to inform the consumer how each work was intended, highlighting the innovation of samba and choro and proposing the creation of this new musical style.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherEscola de Música da UFMG-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsPer Musi - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992011000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 mar. 2013.-
Palavras-chave: dc.subjectSamba-
Palavras-chave: dc.subjectChoro - música-
Palavras-chave: dc.subjectJazz-
Palavras-chave: dc.subjectK-ximbinho-
Título: dc.titleElementos extra-musicais na obra de K-ximbinho : questões sobre iconografia musical em suas capas de disco entre 1950 e 1960-
Título: dc.titleExtra-musical elements in the work of K-Ximbinho : questions about musical iconography in their record covers between 1950s and 1960s-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.