
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cassettari, Nathália | - |
| Autor(es): dc.contributor | mailto:fabriest@yahoo.com.br | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fabrícia Estevão da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:11:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:11:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40885 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876704 | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorreu a implantação de sistema privado de ensino em escolas da rede pública do Distrito Federal – especificamente em 6 escolas da região administrativa de Samambaia. Para tanto, houve a identificação das características e atuação dos atores privados que possibilitaram tal parceria, sendo eles o Projeto Acorde e o Instituto Alfa e Beto. A investigação demonstrou que se trata de uma parceria que ocorreu por iniciativa dos gestores escolares e sem formalização por parte da Secretaria de Educação do DF, portanto, trata-se de um acordo peculiar que não envolve financiamento do setor público para aquisição do SPE, mas que estabeleceu um currículo diferente da sua rede de ensino ao implantar o sistema do Instituto Alfa e Beto nessas escolas. Os resultados encontrados na pesquisa apontam que a principal motivação dos gestores para adotarem SPE está vinculada a aprendizagem dos estudantes e que os atores privados encontraram espaço para atuação na rede de ensino do DF suprindo necessidades que não eram atendidas a contento pela SEEDF. Contudo, essa parceria traz implicações para o trabalho pedagógico das escolas e atuação dos gestores escolares e professores induzindo a uma gestão escolar voltada aos preceitos do gerencialismo. | - |
| Descrição: dc.description | This research aims to investigate the occurrence of the implementation of a private education system in public schools in the Federal District, specifically in 6 schools in the administrative region of Samambaia. For that, there was the identification of the characteristics and performance of the private actors that enabled such a partnership, being the Projeto Acorde and the Instituto Alfa e Beto. The investigation begins that it is a partnership that occurs at the initiative of school managers and without formalization by the Department of Education of the DF, therefore, it is a peculiar agreement that does not involve public sector financing for the acquisition of the SPE, but which uses a different curriculum from its education network when implementing the system of Instituto Alpha e Beto in these schools. The results found in the research show that the main motivation of managers to adopt SPE is linked to student learning and that private participants inhabit space to work in the DF school system, supplying needs that were not met and satisfied by SEEDF. However, this partnership brings implementations for the pedagogical work of schools and the performance of school managers and teachers, inducing school management focused on the precepts of managerialism. | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Educação (FE) | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Privatização da educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema privado de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Distrito Federal (Brasil) | - |
| Título: dc.title | Adoção de sistema privado de ensino por escolas da rede pública do Distrito Federal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: