Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:11:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:11:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/16011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876619 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo apresento um processo de educação estética pautado no convívio diário com a arte, com a cultura e com a natureza. A arte é vista como uma pluralidade de manifestações ligadas a culturas próximas e distantes das pessoas que a experimentam. O reconhecimento dessa diversidade poética é um traço marcante e raro de educação estética na atualidade. A vivência dessa diversidade é o que nos permite adentrar no desconhecido, do outro e de nós mesmos. Abre-se, assim, a possibilidade para que a educação estética seja vista e percebida em sua potência eticamente transformadora. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | - |
Descrição: dc.description | This article presents a process of aesthetic education based on daily contact with art, culture and nature. Art is seen as a plurality of manifestations linked to near and distant cultures of the peoples who experience them. The recognition of this poetical diversity is a striking and rare feature of aesthetic education today. The experience of this diversity is what allows us to step into the unknown of the otherness and of ourselves. Therefore, the possibility for aesthetic education is seen and perceived in its ethical transformative potential. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação - Univali | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Revista Contrapontos - Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação artística - estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - aspectos sociológicos | - |
Título: dc.title | Do contato direto com a arte, a cultura e a natureza | - |
Título: dc.title | On the direct contact with art, culture and nature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: