Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavolaro, Lilia Gonçalves Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Seabra, Raphael Lana | - |
Autor(es): dc.creator | Forrest, Aline Tona Romero | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:11:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:11:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45224 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876592 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2022. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação de mestrado tem como propósito tratar das práticas políticoartísticas voltadas ao tema da revolução socialista na música comprometida da Nova Canção Chilena, entre as décadas de 1960 e 1970. Temos como foco principal analisar a relação entre arte e política na práxis dos principais expoentes deste movimento musical. Desta forma, examinamos este movimento e suas produções musicais tendo em conta o contexto no qual se desenvolveu, especialmente seu comprometimento com a experiência do Chile socialista que culmina com o governo da Unidade Popular, e suas conexões com outros projetos revolucionários e articulações das esquerdas latinoamericanas. Para tanto, primeiramente identificamos as particularidades constitutivas deste movimento e o analisamos do ponto de vista histórico, cultural e político, de forma a compreendê-lo em sua relação com a experiência política nacional e seus vínculos político-artísticos em nível regional. Em seguida, adentramos na busca sobre os sentidos, concepções e valores construídos em torno da arte revolucionária, situando-a enquanto política cultural, e refletimos acerca da relação entre arte e política e, especificamente sobre essa experiência musical, relevamos seu papel enquanto um meio de disputa narrativa, como pedagogia social e mobilizadora de afetividades. Por fim, e tendo como base a reflexão anterior sobre arte e política, analisamos as diversas práticas político-artísticas destes músicos em sua adesão ao processo revolucionário chileno, relevando também as tensões internas em torno do posicionamento político e os distintos níveis de radicalidade dessa práxis. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | - |
Descrição: dc.description | This Master’s dissertation aims to examine political and artistic practices focusing on the subject of the socialist revolution in the politically committed music of the Chilean New Song movement during the 1960s and 1970s. Our chief goal is to analyze the relationship between art and politics in the praxis of the main figures of this musical movement. We examine this movement and its musical productions taking into account the context in which it evolved, especially its political commitment to the Chilean socialist experience that led to the Popular Unity Government, and its connections with other revolutionary projects and articulations of the Latin American Left. To this purpose, we will first seek to identify the constitutive peculiarities of the movement and analyze it historically, culturally, and politically in order to understand its relationship with the Chilean political experience and its regional political and artistic ties. We will then look for meanings, concepts and values built around revolutionary art, seen as a cultural politics, and reflect on the relationship between art and politics. Specifically in terms of this musical experience we here underpin its role as a conduit for narrative discussion, as social pedagogy and affective mobilization. Lastly, on the basis of the prior reflection on art and politics, we analyze the different political and artistic practices of these singer-songwriters in their participation in the Chilean revolutionary process, whilst also highlighting the internal tensions involving political positions, and the levels of radicality in this praxis. | - |
Descrição: dc.description | La presente tesis de máster tiene el propósito de tratar sobre las prácticas políticoartísticas volteadas al tema de la revolución socialista en la música comprometida de la Nueva Canción Chilena entre las décadas de 1960 y 1970. Tenemos como punto central analizar la relación entre el arte y la política en la praxis de los principales exponentes de dicho movimiento musical. Asimismo, examinamos este movimiento y sus producciones musicales considerando el contexto en el que se desarrolló, sobre todo lo que se refiere a su compromiso con la experiencia del Chile socialista que culmina con el gobierno de la Unidad Popular y sus conexiones con demás proyectos revolucionarios y articulaciones de las izquierdas latinoamericanas. A tal efecto, identificamos en primer lugar las particularidades constructivas de este movimiento y lo analizamos desde la perspectiva histórica, cultural y política, como forma de comprenderlo en su relación con la experiencia política nacional y sus vínculos político-artísticos en escala regional. Luego, entramos en la búsqueda sobre los sentidos, las concepciones y los valores construidos en torno al arte revolucionario, situándolo en su calidad política cultural, y reflexionamos a cerca de la relación entre el arte y la política y, específicamente sobre esa experiencia musical, subrayamos su papel como un medio de disputa narrativa como pedagogía social y movilizadora de afectividades. Finalmente, considerando la reflexión anterior sobre arte y política analizamos las diversas prácticas político-artísticas de estos músicos en su adhesión al proceso revolucionario chileno, destacando igualmente las tensiones internas que envuelven el posicionamiento político y los distintos niveles de radicalidad de esta praxis. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Estudos Comparados sobre as Américas | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nova Canção Chilena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte - política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revolução socialista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade popular | - |
Título: dc.title | Práticas político-artísticas de revolução : a música comprometida da Nova Canção Chilena (1960-1970) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: