Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Menezes, João Paulo Cunha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:11:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:11:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42650 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.21723/riaee.v16i4.13688 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-2566-3957 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876582 | - |
Descrição: dc.description | A literatura científica tem enfatizado a importância das experiências de investigação para os estudantes na formação inicial de professores. Tentando melhor compreender este cenário, o objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma atividade prática no Ensino de Ciências baseado em investigação. Para alcançar este objetivo os estudantes foram acompanhados em duas disciplinas práticas durante cinco semestre. Durante o desenvolvimento das disciplinas os estudantes foram estimulados a manterem anotações sobre todo o processo. Ao final da disciplina foi solicitado um relato das atividades desenvolvidas. Estas informações foram utilizadas como material de análise neste trabalho. Os dados obtidos sugerem que as concepções dos estudantes sobre o processo de pesquisa e investigação na educação estavam relacionadas à prática e interpretação de seu próprio projeto de investigação e que a vivência do projeto modificou as concepções que os mesmos possuíam sobre a pesquisa. Este trabalho apresenta que as experiências vivenciadas na formação inicial docente instigam uma maior reflexão sobre a natureza da investigação. Desta forma, acredito que os resultados aqui apresentados podem contribuir na formação inicial destes estudantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Unesp | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC BY NC SA). Fonte: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13688. Acesso em: 28 dez. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Título: dc.title | Concepção sobre a investigação no ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Diseño de la investigación en la enseñanza de las ciencias | - |
Título: dc.title | Research design in science education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: