Brasília entre o real e a ficção : a fotografia como ferramenta historiográfica para uma outra história da cidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-
Autor(es): dc.creatorNavarro, Luciana Jobim-
Autor(es): dc.creatorSilva, Hiago Lacerda da-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Mariana Carvalho-
Autor(es): dc.creatorLima, Samara Ramalho Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:10:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:10:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876545-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa toma corpo a partir da disponibilização do acervo fotográfico do Arquivo Público do DF, como parte do projeto Repositório Digital e inicia-se enquanto pesquisa documental, a partir da fonte primária, a imagem, se desenvolvendo enquanto pesquisa exploratória. Utilizando os dois níveis da leitura fotográfica sugeridos por Miriam Manini (2002), da conotação e da denotação, se identificam diferentes recortes para contar as histórias da construção de Brasília a partir das relações sociais que aparecem na organização do trabalho reprodutivo e que se contrapõem à cidade formal comumente retratada, objetivando assim, um escovar a história a contrapelo (Benjamin, 1987), centralizado no estudo da imagem para uma historiografia crítica da cidade. Novas tecnologias tornam cada vez mais acessíveis os diversos acervos e nesse contexto, as fronteiras entre realidade e ficção se tornam ainda mais tênues na história baseada em imagens. Nesse contexto, temos uma história da construção de Brasília geralmente reconhecida pela magnitude do projeto político de Kubitschek e das obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Essa história se materializa em imagens que se consolidam no imaginário coletivo e, nessa escolha historiográfica, verifica-se o recorte contextual de uma realidade social que se apresenta centrada em figuras masculinas. No teatro da memória, as mulheres são uma leve sombra (Perrot, 1991) e investigar suas histórias a partir de ferramentas apropriadas para a análise dos acervos fotográficos, é possibilitar um novo olhar sobre a sua participação ativa na construção da cidade símbolo do modernismo.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAcademia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectBrasília (DF)-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Título: dc.titleBrasília entre o real e a ficção : a fotografia como ferramenta historiográfica para uma outra história da cidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.