Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | - |
Autor(es): dc.creator | Navarro, Luciana Jobim | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Hiago Lacerda da | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Mariana Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Samara Ramalho Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:10:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:10:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50501 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876545 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa toma corpo a partir da disponibilização do acervo fotográfico do Arquivo Público do DF, como parte do projeto Repositório Digital e inicia-se enquanto pesquisa documental, a partir da fonte primária, a imagem, se desenvolvendo enquanto pesquisa exploratória. Utilizando os dois níveis da leitura fotográfica sugeridos por Miriam Manini (2002), da conotação e da denotação, se identificam diferentes recortes para contar as histórias da construção de Brasília a partir das relações sociais que aparecem na organização do trabalho reprodutivo e que se contrapõem à cidade formal comumente retratada, objetivando assim, um escovar a história a contrapelo (Benjamin, 1987), centralizado no estudo da imagem para uma historiografia crítica da cidade. Novas tecnologias tornam cada vez mais acessíveis os diversos acervos e nesse contexto, as fronteiras entre realidade e ficção se tornam ainda mais tênues na história baseada em imagens. Nesse contexto, temos uma história da construção de Brasília geralmente reconhecida pela magnitude do projeto político de Kubitschek e das obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Essa história se materializa em imagens que se consolidam no imaginário coletivo e, nessa escolha historiográfica, verifica-se o recorte contextual de uma realidade social que se apresenta centrada em figuras masculinas. No teatro da memória, as mulheres são uma leve sombra (Perrot, 1991) e investigar suas histórias a partir de ferramentas apropriadas para a análise dos acervos fotográficos, é possibilitar um novo olhar sobre a sua participação ativa na construção da cidade símbolo do modernismo. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Academia de Escola de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasília (DF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Título: dc.title | Brasília entre o real e a ficção : a fotografia como ferramenta historiográfica para uma outra história da cidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: