Análise ergonômica da navegação dos usuários em um livro-texto digital

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbrahão, Júlia Issy-
Autor(es): dc.creatorScherre, Paula Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:10:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:10:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2007-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3871-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876470-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2007.-
Descrição: dc.descriptionO desenvolvimento da Educação a Distância (EaD) é intimamente relacionado à evolução das tecnologias da informação e da comunicação. A interface gráfica tem o papel de permitir o acesso do estudante a todos os integrantes desse sistema, em especial, ao conteúdo a ser aprendido. Pensando na importância dessa interface nesse processo de relação com o conteúdo, o objetivo geral deste estudo foi avaliar o impacto de uma interface de um livro-texto digital de Química Geral no desempenho da navegação dos usuários. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram embasados na Ergonomia Cognitiva. A trajetória metodológica foi baseada na Tecnologia de Avaliação e (Re)Concepção de Interfaces Gráficas - TAI (Silvino, 2004). A amostra foi estratificada em 3 grupos, condizentes com o público-alvo prescrito do curso de extensão no qual este livro-texto é utilizado. Foi observada a atividade de navegação de um total de 47 pessoas. Para guiar as navegações, foram propostas 3 tarefas com diferentes níveis de estruturação do problema que, também, permitiram a comparação das informações obtidas. Os resultados apontaram importantes efeitos da interface gráfica no desempenho de navegação principalmente como fornecedora de pistas que permitem os usuários elaborar representações para a ação e estratégias operatórias mais, ou menos, adequadas. A análise da navegabilidade mostrou-se relevante por apontar questões que foram e que não foram levantadas pela análise de usabilidade intrínseca e por, além disso, ressaltar, de forma precisa e objetiva, os pontos positivos, os eventos críticos ocorridos e as estratégias utilizadas que influenciaram o desempenho da navegação dos usuários. Estes aspectos levantados têm o importante papel de guiar a reconcepção da interface de forma que ela passe a considerar a lógica dos usuários e deixe de ser o foco da atenção dos estudantes durante o processo de estudo. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThe development of Distance Education, “Educação a Distância” (EaD), is intimately related to the evolution of the communication and information technologies. The graphic interface has the function to permit the student access to all the parts of the system, in special the content to be learnt. Having in mind the importance of this interface in the relation process with the content, the general object of this study was to evaluate the impact of one interface from a general chemistry digital text book in the performance of the users. The theory and methodological foundations were based in the Cognitive Ergonomics. The methodological path was based in the Evaluation Technology and (Re)Conception of Graphic Interfaces - TAI (Silvino, 2004). The sample was stratified in three groups, matching the target public prescribed in the extension course in which this book is used. It was observed the navigation activity of a total of 47 people. To guide the navigations three tasks were suggested with different structuration problems levels that, also, allowed the comparison of the information obtained. The results pointed to important effects in the graphic interface mainly as a clue-provider that permit the users to elaborate representations to the actions and operation strategies, more or less, adequate. The navigation analyses showed relevant for reveling questions that were risen and questions that were not by the analyses of the intrinsic usability and for, furthermore, elicit, in a precise and objective way, the positive and negative points, the critic events that occurred and the strategies used that influenced the users navigation performance. These shown aspects have the important role to guide the reconception of the interface in a way it starts to consider the users logic and stop being the students’ attention focus during the study process.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Psicologia (IP)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia da aprendizagem-
Título: dc.titleAnálise ergonômica da navegação dos usuários em um livro-texto digital-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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