Arte, conhecimento e linguagem : intervenções artísticas em Ituiutaba - MG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarroso, Ana Beatriz de Paiva Costa-
Autor(es): dc.creatorCosta Neto, Anésio Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:10:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:10:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13835-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876367-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teórica-prática tem por intuito a utilização das Redes Sociais da Internet (RSIs) como meio para alcançar um diálogo colaborativo em processos criativos de intervenções urbanas. Para isso, o presente trabalho parte do pressuposto da linguagem como jogo, a fim de alcançar uma compreensão de seu sentido como uso e, assim, compreender as fissuras comunicacionais existentes na comunicação do autor para com o mundo. Fissura, aqui, toma certa complexidade e se significa a partir da incomunicabilidade: abertura não preenchida entre sujeito e mundo. A exploração do terreno da linguagem tem por objetivo estabelecer possíveis relações de sentido a partir da expressividade permitida pela criação poética, no intuito de problematizar as fissuras comunicacionais: aquilo que não consegue ser dito pelo simples uso das regras de linguagem e se debruça nos espaços da comunicação. Nesta proposta, o espaço não nos aparece simplesmente como o contexto metafórico de enunciação de um discurso, mas também como local físico (e virtual) de sua enunciação: o espaço de/em relação com outras pessoas – e até comigo mesmo –, a cidade. Aqui, a palavra busca sua corporeidade à medida que não alcança facilmente seu objetivo, que é a de se comunicar; ela (a palavra) almeja a permanência no espaço, pois não se fragmenta tal como ocorre no momento da enunciação discursivo-verbal: torna-se, portanto, indício, marca de um discurso não plenamente concretizado ou concretizado em múltiplas dimensões (espaços-temporais). Assim, o ímpeto comunicativo se prende antes ao espaço (seja ele físico ou virtual) do que ao momento, estando, assim, o discurso sujeito às mutações locativas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to establish a dialogue between various types of minds by Internet’s Social Network in order to produce a colaborative creative process on artistic urban interventions. For this, the present paper assumes language as a game, in order to achieve a comprehension of its meaning and use, and thus understand the cracks in author's communication within the world. Fissure here can take some meaningful complexity from incommunicability: unfilled opening between subject and world. The exploration of language’s fields aims to establish possible relationships of meaning from expressivity allowed by poetic creation, in order to question communication’s crack: somethings that cannnot be said by the simple use of language’s rules. In this proposal, the space appears to us not just as the metaphorical context of a speech enunciation, but also as physical location (and virtual) of enunciation: the space in which I maintain my relation to others - and to myself - the city. The word claims for its corporeality as soon as it easily loss its goal, which is to communicate; the word aspires for its permanence in space for there is no such fragmantation as it occurs in common discourse: it becames [the word] an evidence of a discourse which became more concrete in multiple dimensions – space and time. So, communication’s impetuosity fixes at space: the artist is located and its perception contributes for significant transformartions in public space.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectArte e sociedade - comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectItuiutaba (MG) - arte - comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectArte - criação - redes sociais-
Título: dc.titleArte, conhecimento e linguagem : intervenções artísticas em Ituiutaba - MG-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.