Perspectivas sobre o trabalho docente na educação profissional da penitenciária feminina do Distrito Federal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRêses, Erlando da Silva-
Autor(es): dc.creatorRoza Pinel, Walace-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:10:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:10:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37024-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876239-
Descrição: dc.descriptionA questão penitenciária pode ser entendida como um dos graves problemas sociais que atingem a sociedade brasileira no início do século XXI, provocando um amplo debate acerca do sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais no cárcere. Ambas um direito assegurado pela Constituição Federal de 1988, no artigo 205; bem como pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96. Observamos entre os anos de 2005 e 2012 um significativo aumento da população carcerária no país, saltandose de 296.919 (2005) para 515.482 (2012), um acréscimo da ordem de 74% em números absolutos. No Distrito Federal, chegamos ao número de 11.399 pessoas privadas de liberdade em 2012, Segundo a Lei de Execuções Penais Nº 7.210/84, o trabalho tem a finalidade educativa e produtiva, frise-se a intencionalidade do legislador em estabelecer a precedência do caráter educativo sobre qualquer outra intencionalidade nas oficinas nos presídios. Procuramos entender a educação profissional assim como o trabalho docente realizado naquele espaço de aprendizagem e sociabilidade como um fenômeno crítico, humanista, libertário e dialético; ressignificado no tempo presente, que deve possibilitar a emancipação de trabalhadoras, momentaneamente afastadas do convívio social, mantendo a liberdade de pensamento e escolha profissional enquanto direito fundamental e inalienável da mulher criminalizada durante o cumprimento de sua pena e quando de sua reintegração à sociedade.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherAtena Editora-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights2019 by Atena Editora Copyright © Atena Editora Copyright do Texto © 2019 Os Autores Copyright da Edição © 2019 Atena Editora - O conteúdo dos artigos e seus dados em sua forma, correção e confiabilidade são de responsabilidade exclusiva dos autores. Permitido o download da obra e o compartilhamento desde que sejam atribuídos créditos aos autores, mas sem a possibilidade de alterá-la de nenhuma forma ou utilizá-la para fins comerciais.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectPrisões - educação-
Título: dc.titlePerspectivas sobre o trabalho docente na educação profissional da penitenciária feminina do Distrito Federal-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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