“Crianças adoadas” : um estudo sobre o direito humano a ter um povo

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Autor(es): dc.contributorSegato, Rita Laura-
Autor(es): dc.creatorCosta, Aline Guedes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:09:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:09:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22472-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22472-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876079-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2016.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa pretende refletir sobre como a gramática dos direitos e dos direitos humanos pode ser utilizada para legitimar retiradas arbitrárias e violentas de crianças indígenas de junto de suas famílias, sua comunidade e seu povo. Para isso, a pesquisa apresenta de que forma a subtração de crianças indígenas de suas famílias e comunidades foi utilizada pelos Estados coloniais/modernos como estratégia para submeter os povos indígenas e analisa, a partir de um estudo de caso etnográfico com o povo guarani kaiowá, de que maneira a gramática dos Direitos – Humanos e da Criança – é utilizada para continuar com o projeto colonial de submissão dos povos, agora a partir de outras linguagens e estratégias.-
Descrição: dc.descriptionThe present research intends to reflect on how the grammar of rights and human rights can be used to legitimize arbitrary and violent withdrawals of indigenous children from their families, their community and their people. For this, the research shows how the subtraction of indigenous children from their families and communities was used by the colonial / modern states as a strategy to submit indigenous peoples and analyzes, based on an ethnographic case study with the Guarani Kaiowá people, in what way the grammar of Rights - Human and Child - is used to continue with the colonial project of submission of peoples, now from other languages and strategies.-
Descrição: dc.descriptionCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectIndígenas - aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectIndígenas - direitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos da criança-
Palavras-chave: dc.subjectIndígenas Kaiowá-Guarani-
Título: dc.title“Crianças adoadas” : um estudo sobre o direito humano a ter um povo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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