Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorandre.santos@unb.br-
Autor(es): dc.contributorjumarsico@gmail.com-
Autor(es): dc.contributorcecideoliveira@yahoo.com.br-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiro-
Autor(es): dc.creatorSantos, André Vitor Fernandes dos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Juliana Marsico Correia da-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Cecília Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:09:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:09:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46594-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp:// orcid.org/0000-0003-3103-2569-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-2997-0532-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2960-0651-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876016-
Descrição: dc.descriptionA verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionThe certification of knowledge built by adults throughout their lives is a practice carried out through supplementary exams and, in recent decades, through the National Certification Exam of Youth and Adult Education Conclusion – the Encceja. We present a reflection on the form that knowledge considered important to the Science school subject assumes in this exam. Our concern is related to the relationship between knowledge and experience and the role that language plays in the expression of such knowledge. In a context of circulation of the National Common Curricular Base (BNCC), we are especially interested in pointing out the power exercised by these documents, urging us to question the place of the specificity of the public of Youth and Adult Education (EJA) in the composition of what should count as knowledge.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade UnB Planaltina (FUP)-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal do Paraná-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rights(CC-BY)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos - avaliação-
Título: dc.titleCertificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação-
Título: dc.titleA assessment certification of young people and adults, experience and knowledge in the field of science : notes for curriculum and assessment policies-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.