Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | andre.santos@unb.br | - |
Autor(es): dc.contributor | jumarsico@gmail.com | - |
Autor(es): dc.contributor | cecideoliveira@yahoo.com.br | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Brasília | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, André Vitor Fernandes dos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Juliana Marsico Correia da | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Cecília Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-10-23T15:09:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-10-23T15:09:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46594 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1984-0411.85996 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http:// orcid.org/0000-0003-3103-2569 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-2997-0532 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-2960-0651 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/876016 | - |
Descrição: dc.description | A verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | The certification of knowledge built by adults throughout their lives is a practice carried out through supplementary exams and, in recent decades, through the National Certification Exam of Youth and Adult Education Conclusion – the Encceja. We present a reflection on the form that knowledge considered important to the Science school subject assumes in this exam. Our concern is related to the relationship between knowledge and experience and the role that language plays in the expression of such knowledge. In a context of circulation of the National Common Curricular Base (BNCC), we are especially interested in pointing out the power exercised by these documents, urging us to question the place of the specificity of the public of Youth and Adult Education (EJA) in the composition of what should count as knowledge. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal do Paraná | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | (CC-BY) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional para certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos - avaliação | - |
Título: dc.title | Certificação de jovens e adultos, experiência e conhecimento em ciências : notas para os campos do currículo e da avaliação | - |
Título: dc.title | A assessment certification of young people and adults, experience and knowledge in the field of science : notes for curriculum and assessment policies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional – UNB |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: