Percepções sobre a gestão estratégica, tática e operacional da inovação na Agência Espacial Brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDechandt, Siegrid Guillaumon-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rogério Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:09:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:09:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875866-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-graduação em Economia, 2022.-
Descrição: dc.descriptionO setor aeroespacial vem se desenvolvendo e ampliando suas estratégias de crescimento, capaz de auxiliar no desenvolvimento de um país, seja pelas suas pesquisas ou descobertas através das inovações aplicadas ou pela suas contribuições ao setor. Esta pesquisa foi desenvolvida com objetivo de analisar qual é a percepção dos gestores em nível estratégico, tático e operacional sobre os processos de inovação na Agência Espacial Brasileira. O desenvolvimento foi realizado a partir de buscas na literatura cientifica sobre o tema inovação, bem como pesquisas e analise documental. As análises foram realizadas com propósito de entender como se dá a inovação dentro da AEB, sendo realizado um estudo de caso focado em entrevistas que visavam compreender a percepção dos gestores da organização. Isto permitiu análises das experiências vivenciadas, e ainda categorizar os dados de interesse deste trabalho, utilizando-se de pesquisa qualitativa, demonstrando como ocorrem estas inovações. Desta maneira foram alcançados resultados que possibilitaram compreender que na visão dos gestores da agência, a inovaçãonoseu trabalho proporcionaganhos para o país e para a sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThe aerospace sector has been developing and expanding its growth strategies, capable of assisting in the development of a country, either through its research or discoveries through applied innovations or through its contributions to the sector. This research was developed with the objective of analyzing what is the perception of managers at a strategic, tactical and operational level about the innovation processes at the Brazilian Space Agency. The development was carried out from searches in the scientific literature on the subject of innovation, as well as research and document analysis. The analyzes were carried out with the purpose of understanding how innovation takes place within AEB, with a case study being carried out, focused on interviews that aimed to understand the perception of the organization's managers. It allowed an analysis of the experiences, as also, to categorize the data of interest of this work, using qualitative research, demonstrating how these innovations occur. In this way, results showed that in the view of the agency's managers innovation in their work provides gains for the country and society.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Economia (FACE ECO)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.-
Palavras-chave: dc.subjectAgência Espacial Brasileira (AEB)-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectSetor público-
Palavras-chave: dc.subjectGestão estratégica-
Título: dc.titlePercepções sobre a gestão estratégica, tática e operacional da inovação na Agência Espacial Brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.