Masculinidades como práticas sociais : um olhar para os meninos da educação infantil e suas ações “desviantes”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Brasília, Faculdade de Educação-
Autor(es): dc.creatorAtta, Danielle de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorVoltarelli, Monique Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:09:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:09:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/50386-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e93901-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-3487-5596-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0003-2605-0930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875839-
Descrição: dc.descriptionEsse artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, realizada com um grupo de 15 crianças – 10 meninos e 5 meninas, com idade entre quatro e cinco anos, na qual se investigou as masculinidades como práticas sociais na perspectiva dos meninos da Educação Infantil e traz relatos e registros de episódios em que os meninos transgridem as fronteiras de gênero e vivem uma masculinidade diferenciada dos padrões hegemonicamente conhecidos e socialmente impostos fazendo escolhas que, para muitos, podem ser consideradas desviantes. Utilizando referenciais teóricos da Sociologia da Infância e uma metodologia qualitativa que utilizou a observação participante, o estudo mostra que há práticas sociais estabilizando e desestabilizando as relações e que meninos estão presos nos estereótipos e engessamentos que a visão binária carrega. Alguns deles, todavia, assumem posturas desviantes e vivem uma masculinidade mais saudável.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents an excerpt from a Master's research project in Education, carried out with a group of 15 children -10 boys and 5 girls, aged between four and five, in which m asculinities were investigated as social practices from the perspective of boys in Early Childhood Education and brings together reports and records of episodes in which the boys transgress gender boundaries and live a m asculinity that differs from the hegemonically known and socially im posed standards, m aking choices that, for m any, can be considered deviant. Using theoretical references from the Sociology of Childhood and a qualitative m ethodology that used participant observation, the study shows that there are social practices that stabilize and destabilize relations and that boys are trapped in the stereotypes and casts that the binary view carries. Som e of them , however, take deviant positions and live a healthier m asculinity.-
Descrição: dc.descriptionFaculdade de Educação (FE)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNúcleo de Estudo e Pesquisas da Educação na Pequena Infância do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - NUPEIN-CED-UFSC-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsLICENÇA DE USO–uso exclusivo da revistaOs autores cedem à Zero-a-Seisos direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho sim ultaneamente licenciado sob a Licença Creative Com m ons Attribution(CC BY) 4.0 International. Esta licença perm ite que terceirosrem ixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autorestêm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar um a tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectMeninos-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidade-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da infância-
Título: dc.titleMasculinidades como práticas sociais : um olhar para os meninos da educação infantil e suas ações “desviantes”-
Título: dc.titleMasculinities as social practices : a look at boys in early childhood education and their "deviant" actions-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

Não existem arquivos associados a este item.