O inato e o apreendido : a noção de habitus na sociologia de Pierre Bourdieu

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDemo, Pedro-
Autor(es): dc.creatorSouza, Túlio Augustus Silva e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-10-23T15:09:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-10-23T15:09:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2007-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3236-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/875818-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2007.-
Descrição: dc.descriptionEm busca de uma elucidação maior sobre um conceito fulcral à sociologia contemporânea, o trabalho percorre uma trajetória exegética ao redor da idéia de habitus a partir da contribuição do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Como um dos mais notáveis sociólogos no século XX, Bourdieu embalou toda sua obra, ainda profundamente influente nas ciências sociais, com o conceito de habitus como um compartimento individual onde ressoam ingerências externas ao agente, empreendendo um novo esforço na delimitação desta idéia já milenar nas ciências humanas. Ao estabelecer uma indecomponível relação onto-epistemológica entre habitus e campo, a sociologia bourdieusiana aponta novas balizas teóricas e empíricas para a investigação das relações entre as instâncias relativas às agências e às estruturas. O passo gnosiológico bourdieusiano encarnado no uso da noção de habitus se pretendeu credenciado para uma superação mais definitiva da miríade de dicotomias sociológicas mais de uma vez explicitada em oposições como objetivismo/subjetivismo e nominalimo/realismo, o que do ponto de vista do esquadrinhamento do indivíduo e/ou da sociedade consiste em acatar nuances variadas entre as duas esferas, sem necessariamente tomar partido por um dos dois pólos. Seguiu-se em paralelo a uma utilização por Bourdieu do conceito de habitus em diversas searas sociológicas, um debate portentoso acerca de quais instrumentos a análise sociológica deve se valer no processo científico de apreensão e compreensão da realidade. A pesquisa se fiou também na déia de habitus como um ponto primordial para um divisar de perspectivas teórico-analíticas entre várias das correntes fundamentais em ciências sociais, bem como entre os mais luminares expoentes de diversos momentos na sociologia, com os quais, inegavelmente, os quadros teóricos e empíricos delineados por Pierre Bourdieu dialogaram constantemente. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT-
Descrição: dc.descriptionIn search of a wider elucidation, concerning a concept of basis to contemporary Sociology, the work goes through an exegetical way around the idea of habitus, from the contribution made by the French sociologist Pierre Bourdieu. Counted as one of the most remarkable sociologists th of the 20 Century, Bourdieu has established his work, which is still deeply influent in Social Sciences, in the concept of habitus as an individual compartment where interferences, external to the agent, reverberate, undertaking a new effort in the delimitation of this idea, already considered millenary in Human Sciences. By appointing an indissoluble onto-epistemological relation between habitus and field, the bourdieusian sociology indicates new theoretical and empirical boundaries for the investigation of the relation among the instances related to the agencies and structures. The bourdieusian gnosiological step, materialized in the utilization of the notion of habitus, has considered itself as able of overcoming, in a more definitive way, the infinity of sociological dichotomies, many times expressed in oppositions such as objectivism/subjectivism and nominalism/realism , which, if considered from the point of view of a detailed analysis of the individual and/or society, consists in regarding varied nuances between both spheres, without, necessarily, making common cause with any of them. Parallely to the use of the concept of habitus in many sociological parties by Bourdieu, there is a profuse debate about which instruments the sociological analysis should rely on, concerning the scientific process of perception and understanding of reality. The research also relies on the idea of habitus as a primordial concept for perceiving theoretical-analytical perspectives among the many fundamental tendencies in Social Sciences, as well as among the most illuminating exponents from different moments in Sociology, which, undeniably, keep a constant dialogue with the theoretical and empirical panoramas delineated by Pierre Bourdieu.-
Descrição: dc.descriptionInstituto de Ciências Sociais (ICS)-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Sociologia (ICS SOL)-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Sociologia-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectBourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação-
Título: dc.titleO inato e o apreendido : a noção de habitus na sociologia de Pierre Bourdieu-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional – UNB

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